11/03/2021 09h29
Facebook

O presidente da Câmara afirmou que pauta sua gestão à frente do Legislativo pelo diálogo e defendeu a harmonia e independência entre os poderes

Cláudio Sorocaba (Republicanos)A importância da atuação dos vereadores no sentido de expressar as principais demandas da população e o diálogo permanente na condução dos trabalhos da Casa foram temas da entrevista que o presidente da Câmara Municipal, vereador Cláudio Sorocaba (PL) concedeu ao programa Bate-Papo com os Vereadores da TV Câmara, que está disponível nas redes sociais do Legislativo. Além de abordar suas ações à frente da Casa, o parlamentar falou de sua trajetória desde o interior do Paraná até a vinda para Sorocaba e relembrou episódios pitorescos que vivenciou na vida pública.

Paranaense de Ivaiporã, onde nasceu em 14 de julho de 1963, numa família de agricultores, tornou-se arrimo de família em 1980, quando perdeu o pai. “Meus pais eram de Minas e foram colher café no Paraná. Fui o primeiro a nascer lá, meus dois irmãos mais velhos e minha irmã nasceram em Minas. Brinco que sou pé vermelho, pois a terra do Paraná é muito vermelha”, conta Cláudio Sorocaba (PL), lembrando que, quando trabalhava na roça como boia-fria, andava dez, vinte quilômetros em cima de um caminhão, sem toldo, sem proteção. “Então, em 1984, devido às dificuldades que vivíamos lá, decidi vir para Sorocaba, onde já morava minha irmã mais velha”, lembra.

Trajetória de vida – Ao chegar na cidade, em junho de 1984, Claudio Sorocaba conta que passou a morar na casa de sua irmã na Vila Helena, dormindo na cozinha, pois a casa só tinha dois cômodos. “Como eu não conseguia emprego, pois o país estava em crise e eu não tinha experiência, minha irmã disse: ‘Vou arrumar um emprego de diarista e você fica cuidando das crianças’. Então, fiquei uns três meses trocando fralda dos meus sobrinhos, que hoje estão uns cavalões, maiores do que eu, até conseguir emprego numa empresa de fazer lajota”, conta, lembrando que, com o primeiro emprego, pôde trazer sua mãe e os irmãos para Sorocaba, indo morar de aluguel na Vila Jardini e, depois, no Jardim Magnólia, num barracão de fundos, de dois cômodos.

Depois de morar também no Guadalajara, Claudio Sorocaba aprendeu a profissão de eletricista e trabalhou também como vendedor. Conseguiu uma casa no Bairro Júlio de Mesquita, em 1992, onde também montou uma mercearia e, por insistência de moradores, começou seu trabalho como líder comunitário, sendo eleito, em 1998, presidente da Associação Cláudio Sorocaba em entrevista à Carina Rocco na TV Câmarade Moradores do Júlio de Mesquita, lutando pela regularização de moradias. “Apesar de ser uma eleição voluntária, tive mais de 800 votos para presidente da associação, enquanto teve vereador eleito na época com cerca de 400 votos”, compara.

Papel do Legislativo – Cláudio Sorocaba também discorreu sobre sua trajetória parlamentar, que teve início em 2004, quando foi eleito vereador pela primeira vez, sendo reeleito em 2008 e 2012. Também presidiu a Câmara em 2014 e 2015. Em 2016, foi candidato a vice-prefeito e, em 2020, foi eleito vereador para seu quarto mandato, sendo novamente eleito presidente da Câmara. O vereador disse que seu modo de fazer política é estar próximo da população: “Muitos projetos meus nasceram desse contato direto com o povo. Não adianta fazer leis dentro de gabinete, que não podem ser aplicadas” – afirmou, discorrendo também sobre a nova legislatura da Câmara Municipal e seu papel como presidente, pautado pelo diálogo, como fez questão de enfatizar, destacando também que o Legislativo tem trabalhado intensamente em prol da população.

O presidente da Câmara enfatizou seu compromisso com o Regimento da Casa, destacou a independência e a harmonia entre os poderes, reafirmando o papel fiscalizador do Legislativo, e adiantou que, na atual legislatura, deve ser discutido o Plano Diretor, para evitar que a cidade cresça desordenadamente. Discorreu sobre os trabalhos legislativos durante a pandemia, lamentando a impossibilidade momentânea da participação popular, e destacou as inovações tecnológicas que permitem à Câmara garantir essa participação de forma remota. Cláudio Sorocaba lembrou, ainda, que a TV Legislativa foi instalada em sua gestão como presidente da Casa, em 2014/2015, e disse que uma de suas metas é transformar a Rádio Câmara também numa rádio aberta.

Nesta edição do Bate-Papo com os Vereadores, Cláudio Sorocaba falou, ainda, das leis de sua autoria e discorreu sobre as principais demandas da população, em áreas como saúde, educação e infraestrutura, destacando a importância do trabalho dos vereadores no sentido de expressar as principais demandas da sociedade. Além de veiculado na TV Câmara (Canal 31.3; Canal 4 da NET; e Canal 9 da Vivo), o programa também estará disponível nas redes sociais da Casa.