O programa, que contou com a participação especial da jornalista Ana Paula Freire, também homenageou a memória do jornalista José Roberto Ercolin
Ana Paula Freire, Lincoln Salazar e Fábio Mascarenhas: "Resenha Política"A isenção do profissional de comunicação em seu trabalho como jornalista ou assessor de imprensa e a transparência na divulgação das ações públicas foram temas abordados pela jornalista Ana Paula Freire no programa Resenha Política, da Rádio Câmara, na manhã desta quarta-feira, 17, sob o comando de Fábio Mascarenhas, secretário de Comunicação Institucional da Casa, e de Lincoln Salazar, chefe da Assessoria de Imprensa da Casa. A convidada e os apresentadores do programa também enalteceram a memória do radialista José Roberto Ercolin, que morreu, no sábado último, aos 58 anos de idade, vítima de infarto fulminante.
“Esse é um momento para a Rádio Câmara relembrar o radialista José Roberto Ercolin como um símbolo da imprensa”, afirmou Fábio Mascarenhas, já no início do programa. Por sua vez, a jornalista Ana Paula Freire, que foi amiga pessoal do radialista, recordou sua convivência de muitos anos com Ercolin, ressaltando suas qualidades profissionais. “Sorocaba teve o privilégio de ter um profissional desse gabarito”, afirmou Ana Paula Freire, lembrando que Ercolin atuou na Jovem Pan em São Paulo, além da Jovem Pan Sorocaba, e foi reconhecido por profissionais de todo o Estado, como Milton Neves.
Os jornalistas relembraram outros fatos da vida de José Roberto Ercolin (1953-2021) e discorreram sobre o papel da assessoria de imprensa e da comunicação em geral. Lincoln Salazar, que foi colega de José Roberto Ercolin na Rádio Joven Pan Sorocaba, destacou “a generosidade, a humildade e a responsabilidade do radialista”, destacando sua capacidade de de compreender o sentimento dos ouvintes e comparando-o com o jornalista Ricardo Boechat (1952-2019). Ana Paula Freire, por sua vez, ressaltou que Ercolin tinha uma grande capacidade de envolver os ouvintes mesmo quando a pauta do noticiário não trazia fatos muito relevantes.
Papel das instituições – A e a busca de isenção dos profissionais de comunicações em meio às disputas ideológicas também foram temas abordados pela convidada Ana Paula Freire e pelos apresentadores Fábio Mascarenhas e Lincoln Salazar. Atualmente na assessoria do vereador Vinicius Aith (PRTB), Ana Paula Freire já foi chefe da Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal, entre outros cargos exercidos na Casa, acumulando uma experiência de mais de dez anos no Legislativo, além de ter atuado na TV Tem, entre outros veículos.
Instigada por Fábio Mascarenhas, em razão do “Mês da Mulher”, Ana Paula Freire discorreu sobre o papel da mulher na sociedade e no âmbito da comunicação. “A mulher tem uma carga imensa de trabalho, uma carga dupla, que compreende o espaço público e o espaço doméstico”, afirmou a jornalista, acrescentando que, como profissional, já testemunhou casos de assédio moral contra mulheres ao longo de sua carreira. “Mas a mulher tem se posicionado e isso está mudando”, enfatizou, ressaltando que há homens que também sofrem assédio moral.
O papel institucional da comunicação no setor publico também foi tema do programa. Lincoln Salazar ressaltou a importância da educação política do cidadão e observou que, a partir da Constituição de 88, várias leis, como a Lei de Responsabilidade Fiscal e a Lei de Transparência, possibilitaram um perfil mais institucional da gestão pública ao criminalizar várias práticas antigas, como o nepotismo e o descaso com o orçamento público. Por sua vez, Fábio Mascarenhas lembrou que, nessa linha de institucionalização das condutas públicas, a Câmara Municipal de Sorocaba criou a Escola do Legislativo.
Lincoln Salazar disse que tenta ver com otimismo o papel das instituições e observou que, hoje, a composição do Supremo Tribunal Federal (STF) se tornou tão ou mais conhecida do que a escalação da Seleção Brasileira. Também ressaltou que a população está compreendendo cada vez mais o papel do Legislativo municipal e destacou que a Câmara de Sorocaba tem sido cada vez mais demandada pela população, tanto que já alcançou a marca de 2 mil proposituras apresentadas neste ano.
A Resenha Política, com a participação especial da jornalista Ana Paula Freire, ficará disponível no portal da Câmara Municipal e nas redes sociais da Casa.