O vereador discorreu sobre campanha preventiva de combate ao câncer de cólon e reto e defendeu cuidados com a vacinação contra Covid-19
Fernando Dini fala sobre prevenção do câncer na Rádio CâmaraA Câmara Municipal de Sorocaba apoia a Campanha “Março Verde”, que tem como objetivo desenvolver iniciativas de prevenção ao câncer de colo e reto. O autor da lei que institui a referida campanha em Sorocaba, vereador Fernando Dini (MDB), concedeu entrevista ao Jornal da Câmara, da Rádio Câmara, na manhã desta quinta-feira, 18, antes da sessão ordinária, quando discorreu sobre a importância dessa campanha e falou sobre as medidas de combate à Covid-19, defendendo os devidos cuidados com o armazenamento e aplicação das vacinas.
“O mês de março é o mês de prevenção do câncer de cólon e reto, não só em Sorocaba, mas em todo o Brasil. Implantamos essa campanha em nosso município, através de lei, para mostrar que o melhor caminho é a prevenção, por isso a importância de campanhas e orientações como essa, a exemplo do que ocorre com outras campanhas de combate ao câncer. Precisamos nos conscientizar que o câncer, quando descoberto a tempo, em muitos casos, tem cura”, enfatizou. Dini é autor da Lei 11.067, de 18 de março de 2015, que instituiu a campanha de combate ao câncer de cólon e reto.
O vereador observou que, em razão da pandemia de coronavírus e do aumento dos casos de Covid-19, o sistema de saúde corre o risco de entrar em colapso e não convém buscá-lo por qualquer motivo nem descuidar das medidas de higiene e distanciamento quando tiver que utilizá-lo, mas observou que não é só a Covid-19 que mata. “O câncer também mata, por isso não podemos nos descuidar da prevenção, não só do câncer de cólon e reto, mas também do câncer de próstata e outras formas de câncer”, afirma.
Vacinação de idosos – Fernando Dini também abordou a vacinação contra a Covid-19, que gerou reclamações devido à fila, na última terça-feira, 16, quando foram vacinados idosos de 76 anos, no Bairro Wanel Ville. “A vacinação é fundamental, mas os idosos que estão sendo vacinados não precisam apenas da vacina – precisam também de dignidade”, afirma Dini. “O que vimos na terça-feira, com fila de mais de seis quilômetros, com muitos idosos chegando a passar mal devido ao calor, não pode ocorrer novamente. Mais locais de vacinação deveriam ter sido disponibilizados, para evitar essa aglomeração. Essas pessoas não podem ser tratadas como gado. É preciso melhor gestão para que elas tenham o devido conforto na hora de receber as vacinas”, enfatiza.
Fernando Dini também explicou por que apresentou requerimento, já aprovado na Câmara e encaminhado ao Executivo, solicitando informações sobre o armazenamento das vacinas contra Covid-19 e sobre os insumos para sua aplicação. O vereador argumentou que não basta ter a vacina, também é preciso ter os insumos para aplicá-la, como seringa, agulha, álcool, algodão, entre outros. “Também é preciso armazenar a vacina de forma correta, com os devidos cuidados técnicos, para que ela não venha a perder seus efeitos devido ao armazenamento inadequado. Assim como um alimento perecível deixado fora da geladeira se perde, também a vacina, se não tiver sido armazenada adequadamente, não produzirá efeitos”, explica.
O vereador enfatiza, também, que é favorável à reabertura do Hospital de Campanha e está lutando para que isso aconteça. “Vivemos um momento de guerra e o Hospital de Campanha é uma forma combater a doença e amenizar o sofrimento das pessoas. Ainda não existe um protocolo definido de combate à Covid-19, mas as pessoas acometidas de forma mais grave precisam de mais tempo de internação, por isso é urgente aumentar o número de leitos”, afirma Dini, acrescentando que o Hospital de Campanha funcionou muito bem, com mais de 60 leitos, quando foi instalado no ano passado. Por fim, o vereador ressaltou a importância do trabalho legislativo e disse que, junto com o prefeito Rodrigo Manga, vai continuar atuando para a melhoria da qualidade de vida da população.