O programa, implantado na capital, prevê a contratação de mães para auxiliarem nas escolas, colaborando com medidas de higiene e distanciamento
Luis Santos (Republicanos)O vereador Luis Santos (Republicanos), por meio de requerimento aprovado na Câmara Municipal na sessão ordinária de quinta-feira, 19, solicita a realização de estudos sobre uma possível implantação do Programa Operação Mães que Ajudam, nas escolas municipais, quando retornarem as aulas presenciais. O vereador salienta que o referido programa foi implantado na cidade de São Paulo e, além de contribuir com a educação, tem como objetivo prover renda para as famílias dos alunos matriculados na rede.
“Devido aos altos índices de desemprego, muitos pais e mães de família estão sem nenhuma renda formal e há a necessidade de inseri-los no mercado de trabalho. Portanto, estamos sugerindo ao Executivo que estude a possibilidade de contratar as mães dos alunos regularmente matriculados para trabalharem temporariamente nas escolas municipais, auxiliando nas medidas de higiene e distanciamento quando voltarem as aulas presenciais”, explica Luis Santos.
Entre as tarefas que as mães poderiam realizar nas escolas, Luis Santos (Republicanos) destaca a aferição da temperatura dos alunos na entrada, a higienização dos equipamentos de uso coletivo e a fiscalização do cumprimento das medidas de distanciamento, além do uso correto de máscaras de proteção e do álcool em gel. Tomando por base o programa implementado em São Paulo, o vereador sugere o pagamento de um salário mínimo às mães por uma carga horária de 30 horas semanais.