19/03/2021 18h05
Facebook

Também foi apresentada a produção legislativa da Casa, que continua batendo recordes apesar das medidas restritivas

Jonata Mena, secretário geral da
Câmara de Sorocaba
A Câmara Municipal de Sorocaba registra duas novas confirmações de Covid-19 nesta semana, a terceira semana consecutiva com novos casos, além de um caso suspeito da doença. Os casos confirmados são de servidores da Casa, enquanto o caso suspeito é de um assessor parlamentar. Os dados são do balanço semanal da Covid-19 e foram apresentados pelo secretário geral Jonata Elias Mena, na tarde desta sexta-feira, 19, em entrevista à TV Câmara, quando também apresentou a produção legislativa dos vereadores durante o ano. 

Em 2021, foram confirmados 17 casos de Covid-19, sendo um vereador (Cristiano Passos/Republicanos), oito assessores parlamentares e oito servidores da Casa. Desde março de 2020, quando teve início a pandemia, a Câmara de Sorocaba registrou 49 casos confirmados de Covid-19, dos quais, dez são vereadores.

Restrições – O secretário Jonata Mena informou que, em virtude da fase emergencial do Plano São Paulo de Combate à Covid-19, a Câmara de Sorocaba precisa seguir normas rígidas de precaução para manter a segurança sanitária e evitar a interrupção dos trabalhos legislativos. “Entre as medidas está a realização de sessões virtuais, já que o prédio da Câmara está fechado desde segunda-feira, dia 15, e assim permanecerá até 31 de março”, explicou, enfatizando que a medida visa preservar a segurança dos próprios munícipes e dos servidores da Casa.

Além disso, por conta dos dois novos casos confirmados de Covid-19 a Mesa Diretora determinou que a partir da próxima semana as sessões ordinárias serão realizadas apenas às quartas-feiras, portanto uma por semana, em horário regimental. “Isso não significa a interrupção dos trabalhos”, afirmou o secretário. “A realização da sessão virtual é nossa forma de garantir que os trabalhos legislativos não sejam interrompidos, independente das restrições necessárias para impedir a propagação do vírus”.

Mena destacou a realização nessa semana de duas sessões ordinárias virtuais e quatro sessões extraordinárias virtuais, com a participação de todos os 20 vereadores. “Foram aprovados projetos importantes para a cidade, como a autorização para que a Prefeitura possa comprar vacinas contra a Covid-19 e utilizar mais de R$ 32 milhões oriundos das emendas impositivas dos vereadores no combate à doença na cidade”.

As sessões ordinárias e extraordinárias da Câmara de Sorocaba continuam sendo transmitidas pelos nossos veículos de comunicação ao vivo e ficam gravadas, garantindo transparência total aos munícipes.

Produção recorde – O secretário geral também apresentou a produção legislativa dos vereadores durante o ano. “Até ontem, 18 de março, foram apresentadas 2.113 proposituras, um recorde histórico em dois meses de legislatura”, salienta Jonata Mena. “Foram 117 projetos de lei; sete projetos de emenda à Lei Orgânica; 13 projetos de resolução interna; oito projetos de decreto legislativo; 21 moções; 1.097 indicações e 850 requerimentos”, especifica o secretário. “A Câmara vem batendo recordes de produção a cada semana, o que mostra o trabalho dos vereadores em prol da população”, acrescenta.

O próximo Boletim da Covid-19, assim como o balanço da produção dos vereadores, será divulgado na próxima semana.