Executivo anunciou também fiscalização em supermercados da cidade para impedir a presença de mais de uma pessoa por família
O prefeito Rodrigo Manga anunciou nessa segunda-feira, 22, novas medidas de saúde e segurança para o enfrentamento da Covid-19 em Sorocaba, em coletiva de imprensa que contou com a presença do líder do governo no Legislativo, vereador João Donizeti (PSDB), além dos vereadores do partido Republicanos Vitão do Cachorrão, Fábio Simoa e Cristiano Passos.
Por meio de decreto assinado na ocasião por Rodrigo Manga, Sorocaba passará a contar, a partir da próxima quinta-feira, 25, com cinco barreiras sanitárias nas principais entradas da cidade, além de uma sexta barreira rotativa, que será implantada diariamente em diferentes pontos de menor fluxo de pessoas. “A ideia é que cada um fique em suas cidades nesse momento delicado”, explicou o prefeito.
A medida foi tomada em colaboração com os municípios da Região Metropolitana de Sorocaba, cujos representantes reuniram-se nesta segunda-feira para formular medidas extraordinárias por conta da antecipação de feriados na capital, o que deve aumentar o fluxo de pessoas com destino ao interior. As barreiras sanitárias estarão em funcionamento até o dia 4 de abril, domingo de Páscoa.
Além disso, Manga assinou outro decreto intensificando a fiscalização nos supermercados e farmácias de Sorocaba para impedir a presença simultânea de mais de uma pessoa por família nesses estabelecimentos durante o mesmo período.
O vereador João Donizeti destacou a importância de cuidados especiais para evitar a propagação do vírus. “Nossa região tem muitas chácaras, tem muita gente vindo para o interior, ocupando espaço, fazendo festas, com essa falta de conscientização. São medidas iguais a essa que devemos fazer para evitar a disseminação do vírus”.
Vitão do Cachorrão, presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal também declarou seu apoio ao Executivo e enfatizou a importância da colaboração da população. “Precisamos da colaboração de todos. Vamos colocar a mão na consciência, orientar, ajudar. A gente não é a favor de fechar o comércio, as pessoas têm que trabalhar, mas precisam sair na rua com consciência”.
Fábio Simoa, membro da Comissão de Saúde, também parabenizou a Prefeitura pela iniciativa. “Cada um tem que ficar em sua casa, mas nem todos têm essa consciência, por isso com essas barreiras vamos evitar uma tragédia”, afirmou.
Por fim, o vereador Cristiano Passos destacou a importância da colaboração e harmonia de todos para vencer a doença. “O momento é de se colocar acima dos interesses políticos para o que é mais importante, que é a saúde em si”, concluiu.