O sinal da Rádio Câmara Federal já está disponível no Canal 31.5 da TV Legislativa, como primeiro passo para o futuro canal da Rádio Câmara Sorocaba
Cláudio Sorocaba, presidente da CâmaraAlém de sua transmissão virtual como “rádio web”, a Rádio Câmara passará a contar com um canal na TV aberta digital, que irá funcionar na mesma faixa de frequência da TV Legislativa, ocupando, provavelmente, o Canal 31.8, digital. A partir desta terça-feira, 23, a Rádio Câmara Federal, de Brasília, já está disponível em Sorocaba através do Canal 31.5. Esse novo canal de rádio, via TV digital, é um novo passo no processo de liberação do canal aberto digital para a Rádio Câmara de Sorocaba por parte do Ministério das Comunicações, o que deve ocorrer em breve.
Para o presidente da Câmara Municipal, vereador Cláudio Sorocaba (PL), trata-se de mais uma conquista do Legislativo sorocabano no sentido de dar a máxima transparência aos trabalhos da Casa. “Agora, além do sinal da nossa TV Câmara, a população sorocabana também irá contar, em breve, com o sinal da Rádio Câmara, mesmo se não dispuser de Internet, bastando a televisão digital, que hoje se tornou padrão. Quando isso ocorrer, e esperamos que seja o mais breve possível, as pessoas vão poder acompanhar os trabalhos dos vereadores, ao mesmo tempo em que vão desfrutar da programação musical da rádio”, afirma Cláudio Sorocaba, que foi responsável pela implantação da TV Legislativa, inaugurada por ele em 11 de novembro de 2015, quando presidiu a Casa pela primeira vez, no biênio 2014/2015.
Trabalho em equipe – O secretário de Comunicação Institucional da Câmara, Fábio Mascarenhas, ressaltou o empenho da equipe técnica da Câmara Municipal, responsável por disponibilizar o novo canal de comunicação. O secretário destacou o trabalho desenvolvido pelos engenheiros elétricos André Fonseca (coordenador técnico de Engenharia da TV Câmara) e Tiago Marcolino (operador de áudio), que, juntamente com a coordenadora da Rádio Câmara, Priscilla Radighieri, e o diretor da Escola do Legislativo, Anderson Santos, viabilizaram a operação do novo canal. “Quero reconhecer o esforço de todos que colocaram a rádio no ar, abrindo novas possibilidades para a comunicação institucional da Casa”, afirma o secretário.
A coordenadora da Rádio Câmara, Priscilla Radighieri, também ressaltou a importância do novo canal com a transmissão da Rádio Câmara Federal e do futuro canal da Rádio Câmara Sorocaba: “Será mais um espaço importante para a divulgação dos trabalhos do Legislativo sorocabano e nos motiva ainda mais a oferecer uma programação de qualidade ao nosso ouvinte. Será uma grande conquista na gestão do nosso presidente Cláudio Sorocaba”. Por sua vez, o chefe da Assessoria de Imprensa da Casa, Lincoln Salazar, também destacou a importância do novo canal de comunicação da Casa, ressaltando a estreita colaboração entre os departamentos do setor de comunicação, sob o comando do secretário Fábio Mascarenhas.
Requisitos técnicos – A TV Legislativa opera de acordo com o sistema de multiprogramação previsto para as TVs públicas digitais, de acordo com normas do Ministério das Comunicações e da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), que consiste na transmissão simultânea de vários programas dentro de um mesmo canal de 6 MHz (mega-hertz).
A multiprogramação é um recurso da TV digital que permite a um mesmo canal transmitir programações simultâneas em até quatro faixas de programação. Cada canal de 6 MHz, em vez de transmitir em HD (alta definição, na sigla em inglês) é subdividido em quatro canais de resolução mais baixa, em SD (definição padrão, na sigla em inglês), comportando, portanto, mais subcanais dentro de um mesmo canal.
A TV Legislativa, que opera em Sorocaba através do Canal 31, se divide nos seguintes subcanais: Canal 31.1 (TV Câmara Federal); Canal 31.2 (TV Assembleia Legislativa de São Paulo); Canal 31.3 (TV Câmara Sorocaba); Canal 31.4 (TV Senado Federal) e o Canal 31.5 (Rádio Câmara Federal), que acaba de ser implantado.
Mais três subcanais estão previstos nesta faixa, contemplando as rádios da Assembleia Legislativa, do Senado Federal e da Câmara de Sorocaba, que provavelmente, irá operar no Canal 31.8. Esses canais irão transmitir apenas o áudio das respectivas emissoras, com qualidade, mas sem as imagens que elas eventualmente veiculam em suas redes sociais.
Desde dezembro, as equipes técnicas das TV Legislativas estavam realizando estudos e testes para disponibilizar o sinal da Rádio Câmara Federal para os Estados e municípios, a fim de possibilitar a implantação das demais emissoras legislativas do Senado, das Assembleias Legislativas e das Câmaras Municipais.