24/03/2021 22h52
Facebook

Foram ouvidos em encontro on-line diversos segmentos da sociedade sorocabana, com o intuito de unir esforços do Poder Público e da iniciativa privada

A Câmara Municipal de Sorocaba realizou na noite desta quarta-feira, 24, por iniciativa da Comissão Especial Parlamentar pela Vida, pelo Trabalho e pela Vacina, uma reunião aberta em plataforma on-line para debater a situação do município em relação à pandemia de Covid-19 e em especial a compra de vacinas. Presidida pela vereadora Iara Bernardi (PT), a referida comissão é formada pela vereadora Fernanda Garcia (PSOL) e pelos vereadores Francisco França (PT) e João Donizeti (PSDB), que também participaram do debate, assim como os vereadores Cristiano Passos (Republicanos) e Péricles Régis (MDB).

A reunião teve a participação do diretor presidente da Santa Casa, padre Flávio Miguel; da promotora de Justiça Cristina Palma; do Executivo do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste, Glauber Piva; do empresário Francisco Pagliato; do presidente da Associação Comercial, Sérgio Reze; do diretor do Ciesp Sorocaba, Erly de Syllos; e demais representantes de órgãos sindicais e entidades civis de Sorocaba.

Todos os participantes tiveram a oportunidade de se manifestar, opinar e apresentar sugestões, atendendo ao objetivo de criar um amplo diálogo e promover a união de forças do Poder Público e da iniciativa privada para o combate à pandemia.

No fim da reunião, o secretário da Saúde, Dr. Vinicius Rodrigues, respondeu a questionamentos da comissão e esclareceu as últimas ações do Executivo, em especial sobre as tratativas com diversos consórcios e empresas para compras de vacinas. O secretário garantiu proatividade da pasta, mas ponderou que cabe ao município cumprir diretrizes do Ministério da Saúde na aplicação das vacinas.

A vereadora Iara Bernardi destacou que quase todos os participantes enfatizaram a importância da diminuição de circulação e inclusive a possibilidade de lockdown para impedir a disseminação do vírus. Quanto a essas medidas restritivas, Dr. Vinícius afirmou que estão sendo aplicadas progressivamente, conforme a necessidade. “Partimos hoje para o fechamento de escolas, redução do horário de supermercados e postos de gasolina, observando a curva de contaminação”, explicou o secretário.

Iara cobrou também a ampliação da participação no comitê do Executivo de todos os segmentos que desejam colaborar, como entidades sindicais, conselhos e fóruns da cidade. Por fim, a vereadora informou que a comissão irá elaborar um relatório e entregar ao prefeito Rodrigo Manga. “Precisamos de todas as informações e transparência nos atos da Prefeitura, para podermos contar com a contribuição de todos os setores nesse momento tão trágico que a cidade passa”, concluiu Iara Bernardi.