25/03/2021 12h20
Facebook

A coordenadora da TV Câmara Sorocaba, jornalista Carina Rocco foi a convidada do programa Resenha Política, da Rádio Câmara, na manhã desta quinta-feira, 25, sob o comando de Fábio Mascarenhas, secretário de Comunicação Institucional do Legislativo, e de Lincoln Salazar, chefe da Assessoria de Imprensa da Casa. 

Entre os temas abordados, a convidada e os apresentadores do programa falaram sobre a responsabilidade da imprensa na divulgação de informações corretas e de forma acessível aos expectadores e, em especial, no caso da comunicação pública, de campanhas e notícias institucionais e educativas. 

Carina, que tem 16 anos de experiencia em filiais da Rede Globo, lembrou a implantação da TV Câmara digital, aberta e gratuita, em 2015, e o empenho do presidente Cláudio Sorocaba, que também presidia a Casa na época, e falou sobre o papel desse meio de comunicação, além de transmitir as sessões e demais atividades do Legislativo. “Hoje a gente tem essa oportunidade de levar informação precisa, responsável e transparente para o telespectador, que é o motivo principal por qual essa tv foi criada”, ressaltou.

Outro tema repercutido durante o programa foi a transformação no modo de fazer e levar informação durante a pandemia da Covid-19. “A gente vive uma excepcionalidade sem tamanho. Nunca a comunicação imaginou trabalhar como estamos hoje, o repórter trabalhar de casa, pelo celular, é uma estrutura nova, diferente, algo impensado até então e eu tive a felicidade de chegar aqui com uma estrutura pronta, feita por uma equipe altamente qualificada de servidores e de pessoas que idealizaram a tv lá atrás”, ressaltou Carina. 

Mudança em curso - Também foi lembrada a adequação das atividades legislativas, que não pararam, apesar das restrições. “Continuamos com reuniões abertas, totalmente virtuais”, frisou a coordenadora. A jornalista reforçou ainda que a comunicação caminha para uma nova forma de comunicar, com a mudança já em curso. “O celular não substitui uma equipe completa, de repórter e cinegrafista. A reportagem é muito mais que uma imagem de qualidade. A máquina não substitui o ser humano, mas, junto com a internet, vem para trazer uma velocidade na comunicação e interação com o público”, disse. “Hoje o que importa, mais que a qualidade da imagem, é a informação”, completou.

O secretário de comunicação ressaltou ainda que o jornalismo profissional tem a responsabilidade de checar e rechecar as informações, na contramão da divulgação de fake news. “Essa responsabilidade é muito importante. É daí que vamos ter credibilidade para a produção de contudo”, disse.

Sobre a comunicação do Legislativo, Lincoln Salazar reforçou ainda a postura do presidente Claudio Sorocaba, que dá liberdade aos profissionais da Casa, e o empenho dos servidores na implantação de novos projetos. “Só nessa semana, a Câmara fez dois lançamentos em tecnologias pioneiras. A tramitação eletrônica de processos, desenvolvida pelos servidores da informática e do expediente, a custo zero, eliminado o papel e permitindo o trabalho home office, para que a Casa não pare em um momento como esse de pandemia”, disse. 

“E a nossa rádio web, a primeira emissora do país a disponibilizar o sinal da rádio Câmara Federal em seu espectro”, afirmou. Sobre a novidade, o secretário de comunicação institucional reforçou o empenho dos técnicos da Casa “para que essa nova faixa chegasse a tv e fosse colocada em sinal aberto”. Mascarenhas lembrou ainda a criação do programa “Fique Ligado”, com a participação de influenciadores digitais.

A Resenha Política, com a participação especial da jornalista Carina Rocco, ficará disponível no portal da Câmara Municipal e nas redes sociais da Casa. No mês de maio, o programa tem recebido mulheres, profissionais da comunicação da Câmara.