25/03/2021 13h58
Facebook

Decisão atende a fase emergencial do Plano São Paulo de combate à Covid-19. Casa de Leis ficará fechada até o dia 4 de abril.

A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Sorocaba suspendeu a Sessão Ordinária da próxima semana, que seria realizada no dia de 31 de março. A medida foi anunciada na tarde de hoje pelo secretário geral do Legislativo, Jonata Mena, durante o boletim semanal da Covid-19, exibido pela TV Câmara Sorocaba. A iniciativa atende às diretrizes da fase emergencial do Plano São Paulo de combate à Covid-19 e dos novos decretos que aumentam as restrições de movimentação e aglomeração na cidade.

"Em virtude dessa nova fase emergencial mais rígida, com muita tristeza o presidente da Câmara e o demais membros da Mesa Diretora foram obrigados a tomar algumas medidas mais rígidas para que a gente consiga contribuir com a população para a contenção dessa doença (Covid-19)", justificou o secretário.

Outra decisão anunciada é o fechamento do prédio da Casa de Leis até o dia 4 de abril. Nesse período, os servidores deverão trabalhar em sistema de home-office. "Isso não significa a interrupção dos trabalhos Legislativos. Lançamos nesta semana o nosso protocolo digital, desenvolvido pelos técnicos do Legislativo, que permite o envio e recebimento de documentos digitais à prefeitura", explicou o secretário. Ele também frisou que o atendimento à população seguirá pelos meios eletrônicos.

"É importante destacar que o foco dos vereadores neste momento, assim como o de toda a sociedade, é combater a pandemia e, neste momento, evitar a proliferação do vírus é fundamental, como determinou o prefeito Rodrigo Manga, o secretário da Saúde, Vinícius Rodrigues, e o nosso presidente, Claudio Sorocaba (PL)", disse Mena.

De acordo com o secretário, após três semanas a Câmara não registrou novos casos confirmados de Covid-19, porém dois casos, ambos assessores legislativos, estão sob suspeita da doença. Mena afirmou que em 2021, foram confirmados 17 casos da doenças no Legislativo, sendo um vereador e oito servidores.  Desde março do ano passado, quando teve início a pandemia, a Casa de Leis já registrou 49 casos de Covid-19, sendo 10 vereadores.

Trabalho continua - O secretário geral da Casa de Leis lembrou que mesmo na fase emergencial do Plano São Paulo, os trabalhos no Legislativo não foram paralisados. Ele destacou que durante a semana forma realizadas uma Sessão Ordinária virtual e duas reuniões virtuais, discutindo temas como a água e a represa de Itupararanga, e a compra de vacinas contra a Covid-91 pelo município e outras questões de saúde no combate à pandemia.

Mena destacou que os vereadores e servidores seguem batendo recordes de produção no ano, sendo que até ontem (24/03) a Câmara Municipal registrava 2201 proposituras, uma marca histórica no Legislativo. Desse total, 118 foram Projetos de Lei, sete PELOMs (Projeto de Emenda à Lei Orgânica do Município), 13 Projetos de Resolução Interna, oito Decretos Legislativos, 1148 Indicações e 886 Requerimentos.