30/03/2021 13h46
atualizado em: 30/03/2021 14h10
Facebook

O documentário traz imagens do espetáculo encenado em 2019, com a direção artística de Mário Persico e direção geral de Alexandro Giovani

Originalmente uma celebração da Igreja Católica, que ocorre na Quaresma, período litúrgico que transcorre entre a Quarta-Feira de Cinzas e a Páscoa, a Paixão de Cristo se tornou também uma encenação artística do teatro popular desde a Idade Média europeia, especialmente na Península Ibérica, sendo transplantada para o Brasil pelos portugueses e espanhóis e incorporando-se à cultura de várias cidades do país. É o caso de Sorocaba, em que essa tradição existe há mais de 30 anos e faz parte do calendário cultural da cidade, por força da Lei 8.222, de 16 de julho de 2007, de autoria do então vereador Francisco Moko Yabiku (PSDB). 

Buscando manter viva essa tradição, a TV Câmara irá exibir na próxima sexta-feira, 2, às 20 horas, a “Paixão de Cristo de Sorocaba”, em parceria com a Casa de España Don Felipe II. O espetáculo que será exibido pela TV Câmara – com direção artística de Mário Pérsico e direção geral de Alexandro Giovani Martins, atual presidente da Casa de España – foi realizado por ocasião da Sexta-Feira Santa de 2019, que caiu em 19 de abril. A encenação teve início no Parque dos Espanhóis, na Vila Assis, e, após rememorar desde a Anunciação do Anjo à Virgem Maria até os passos finais de Jesus Cristo em direção ao Calvário, encerrou-se com o ato da Crucificação, no Morro do Garrido, em Parada do Alto. 

A encenação ao ar livre, que dura em torno de três horas, envolveu cerca de 120 pessoas da própria comunidade, percorrendo ruas da cidade. O evento, visto por milhares de pessoas, foi retomado em 2018, após um interregno de cinco anos sem ser realizado, conforme relembra o presidente da Casa de España, Alexandro Giovani Martins. A edição daquele ano, com a coordenação geral de Giovani Martins, teve a direção artística do diretor Hamilton Sbrana, envolvendo pessoas da comunidade e atores do teatro amador da cidade. No ano, seguinte, a direção artística ficou a cargo do diretor Mário Pérsico. O programa a ser veiculado pela TV Câmara traz cenas desta segunda edição. “É uma forma de reviver o evento durante a pandemia, já que, desde o ano passado, devido as medidas sanitárias, não foi possível realizá-lo presencialmente”, afirma Alexandro Giovani, que agradece a Câmara Municipal pela disponibilização do espaço na TV Legislativa.