06/04/2021 12h36
Facebook

Além de questionar possível falta de equipamentos de proteção individual (EPI), a vereadora também cobra vacinação prioritária aos coveiros

Fernanda Garcia (PSOL)Após receber denúncias sobre a falta de segurança no trabalho dos coveiros, a vereadora Fernanda Garcia (PSOL) apresentou um requerimento questionando a Prefeitura sobre a fiscalização das condições desses trabalhadores.

De acordo com as informações obtidas pela vereadora, muitos profissionais que estão realizando os enterros durante a pandemia trabalharam sem o recebimento de equipamentos de proteção individual (EPI).

“Os coveiros trabalham em contato muito próximo com os corpos. Além dos óbitos confirmados de Covid-19, há outras situações em que a causa da morte pode ser advinda de outra doença, mas como o número de testagens em todo o país é abaixo do necessário, acaba sendo quase impossível determinar todos os corpos infectados ou não com o coronavírus. Isso gera uma grande insegurança para esses trabalhadores”, explica Fernanda.

Fernanda ainda questiona no documento sobre a possibilidade de antecipar a vacinação dos coveiros, tendo em vista que, junto com os trabalhadores da saúde, são os profissionais mais expostos ao vírus.

“Os coveiros estão convivendo com um risco de contágio altíssimo. Mesmo após a morte da pessoa infectada, o vírus ainda possui capacidade de se disseminar à sua volta. É imprescindível que esses trabalhadores, que estão em contato direto com a Covid-19, possam ser vacinados. Já há uma discussão a nível estadual nesse sentido, mas o município também precisa demonstrar essa preocupação e se antecipar, protegendo esses trabalhadores”, defende.

O requerimento da vereadora Fernanda foi protocolado na Câmara Municipal de Sorocaba no dia 26 de março e deverá ser votado na próxima sessão ordinária.

(Assessoria de Imprensa – Vereadora Fernanda Garcia/PSOL)