12/04/2021 12h03
atualizado em: 12/04/2021 12h45
Facebook

O vereador comentou algumas das mais de 300 proposituras protocoladas em menos de quatro meses de mandato

O vereador comentou algumas das mais de 300 proposituras protocoladas em menos de quatro meses de mandato 

O vereador Dylan Dantas (PSC) foi entrevistado na manhã desta segunda-feira, 12, pela Rádio Câmara Sorocaba, no programa Radar Cidadão. O parlamentar falou sobre representações no Ministério Público, o movimento conservador e suas propostas em tramitação na Casa, além de comentar às ações de combate à pandemia. 

Entre outros temas, o vereador defendeu a prática de atividades físicas como forma de prevenção à Covid-19. Em questionamento ao MP, Dantas solicita a abertura de uma ação civil pública com o objetivo de garantir a realização de atividades físicas em academias de ginástica, bem como em áreas abertas, independentemente da fase do Plano São Paulo de combate à pandemia, desde que respeitados todos os protocolos de segurança.

O parlamentar ressaltou que as academias desempenham papel fundamental na questão da saúde. “Infelizmente o coronavírus veio para ficar. Precisamos de tratamento preventivo que, diferente do precoce, inclui cuidar da sua imunidade e da sua saúde mental e praticar atividades físicas”, disse.

O parlamentar cobrou ainda orientação de qualidade, ao invés de proibições. “Destruir a economia não é destruir o vírus. As pessoas não vêm a óbito só por questão do vírus”, afirmou. Dantas também se colocou favorável à abertura das óticas e também dos templos religiosos. “Você querer salvar a vida coibindo a própria vida? Isso é desumano”, completou. 

O vereador Dylan Dantas (PSC) explicou que suas representações no Ministério Público se dão por, muitas vezes, se tratar de questões de esfera estadual, que estão fora de sua alçada como representante do Legislativo Municipal, como foi o caso do questionamento sobre a suspensão do repasse de bolsas de colostomia.

“Tem as esferas tanto municipal, quanto estadual e federal e não posso questionar o governo do estado, por isso aciono o Ministério Público e busco o deputado estadual Douglas Garcia, que tem me auxiliado”, reforçou, lembrando que como legislador sempre prefere o diálogo.

Projetos de lei – Desde o início da atual legislatura, o vereador Dylan Dantas protocolou 323 proposituras na Câmara entre projetos, requerimentos e indicações. Durante a entrevista, o parlamentar comentou algumas de suas propostas em tramitação na Casa. “Não sou um vereador bairrista, sou um vereador da cidade, atendo demandas de todos os munícipes. Só projetos de lei são 21, em menos de quatro meses”, afirmou.

O parlamentar comentou o projeto de lei de sua autoria que pretende tornar diversas atividades comerciais como essenciais durante a pandemia. “Sou a favor do comércio funcionar. Muito melhor lidar com o coronavírus tendo seus rendimentos em dia do que desempregado”, disse. O PL nº91/2021 aguarda parecer da Comissão de Justiça.

Outro projeto de lei do parlamentar torna obrigatória a ampla divulgação de informações sobre as transferências feitas pelos governos federal e estadual ao município, relativos ao combate ao coronavírus. “É o projeto da transparência, o que queremos é que o Poder Executivo Municipal divulgue na internet e também por comunicados enviados à Câmara os repasses advindos do governo federal e estadual e a utilização desses repasses. Queremos saber quais são os valores e que a população tenha acesso fácil, de forma mais interpretável”, explicou. 

O parlamentar frisou ainda que, apesar de ser um representante do movimento conservador, suas propostas vão muito além do combate ideológico, citando outro projeto seu autoria que prevê a criação de um parque urbano na região do Jardim Pagliato. “Quando falamos de conservadorismo falamos em liberdade de consciência, de expressão, e liberdade individual, o que estamos perdendo principalmente nessa pandemia”, frisou, defendendo ainda o direito à legitima defesa e à propriedade privada.

Durante a entrevista, Dylan também comentou o repasse de emendas impositivas para a Santa Casa, entregues na última semana, reforçando que se tratam de emendas de 2019 que não foram pagas no último ano. “São emendas atrasadas. Não foram aquelas que aprovamos nessa legislatura para uso na saúde”, disse. 

A entrevista completa com o vereador Dylan Dantas, transmitida ao vivo pela Rádio Câmara, ficará disponível no portal da Câmara Municipal de Sorocaba e em suas redes sociais.