No programa informativo da Rádio Câmara, o vereador Cláudio Sorocaba (PL) discorreu sobre ações de combate a pandemia e a harmonia entre os poderes
O trabalho parlamentar que já alcançou o recorde de quase 2.400 proposituras em 100 dias, a harmonia entre os poderes Executivo e Legislativo e o empenho da Câmara Municipal em participar ativamente do combate à pandemia de coronavírus foram temas da entrevista que o presidente da Casa, vereador Cláudio Sorocaba (PL), concedeu ao Jornal da Câmara, da Rádio Câmara, na manhã desta quarta-feira, 14, antes da sessão ordinária.
“Apesar da necessidade de fechar o nosso prédio para o público, inclusive realizando sessões virtuais em vez de presenciais, a Câmara Municipal continua trabalhando intensamente em prol da população, prova disso é esse grande número de proposituras apresentadas, quase 2.400 nesses primeiros 100 dias da legislatura”, afirma Cláudio Sorocaba, enfatizando que os vereadores, juntamente com seus assessores e os servidores, continuam atendendo a população especialmente pelos meios virtuais.
Cláudio Sorocaba também discorreu sobre a importância da harmonia entre os poderes constituídos, que, no seu entender, tem sido vital para enfrentar a pandemia no âmbito de Sorocaba. O vereador citou como exemplo o aumento da arrecadação no município, mesmo com a redução da atividade econômica motivada pela pandemia. “Isso mostra a confiança da população no trabalho dos poderes constituídos”, enfatiza.
Harmonia e independência – Cláudio Sorocaba lembra que foi presidente da Câmara por dois exercícios, antes de voltar a presidi-lo na atual legislatura, e conta que uma de suas preocupações é com a harmonia entre os poderes, sem perder a autonomia e a independência de cada um. “Sorocaba ficou praticamente quatro anos parada em razão da briga entre os poderes e isso é ruim para a cidade, a população cobrava um trabalho efetivo dos poderes constituídos e não aquela desavença permanente que vinha acontecendo”, avalia.
Como exemplo dessa relação harmônica, o vereador cita o empenho do Executivo em cobrar vacinas contra a Covid-19, tão logo isso seja possível: “A Câmara Municipal, graça à economia que foi feita, já reservou R$ 1 milhão de reais para ajudar a Prefeitura na compra de vacinas para nossa população, tão logo isso seja possível” – enfatiza. O presidente do Legislativo lamenta que o Brasil ainda esteja atrasado na vacinação, observando que, para que se chegue à imunidade de rebanho de 70%, estimada pelos especialistas, ainda falta muito, pois o país ainda não vacinou sequer 15% de sua população.
Cláudio Sorocaba também lamentou que um número expressivo de pessoas que tomaram a primeira dose da vacina não foram tomar a segunda dose e conclamou os netos de todas as famílias a ajudarem seus pais a levarem os avós para receber a segunda dose do imunizante. “Essa pandemia é muito triste, muito grave. No início nem os governos acreditavam muito que ela fosse se agravar tanto, mas, infelizmente, está chegando nos nossos vizinhos, nas nossas famílias”, lamenta, conclamando a todos a tomarem os devidos cuidados sanitários para evitar a contaminação.
Por fim, o presidente do Legislativo enfatizou a participação dos vereadores e servidores da Câmara na coleta de alimentos para distribuição entre as famílias necessitadas e discorreu sobre a transparência que é um dos nortes da Câmara Municipal. Também enfatizou a sua aposta no trabalho em equipe, com a valorização de servidores e assessores e a abertura para que todos os vereadores, de todos os partidos e ideologias, possam realizar seu trabalho, valendo-se, para tanto, de todos os canais de comunicação da Casa, além da estrutura virtual que é colocada à disposição de cada gabinete.