Evento realizado pela vereadora Fernanda Garcia (PSOL) discutirá o tema com especialistas.
No mês em que se celebra o Dia Mundial da Saúde, é fundamental compreender o papel do Sistema Único de Saúde (SUS), no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. Pensando nisso, a vereadora Fernanda Garcia (PSOL) realizará, nesta terça-feira (20), a partir das 19h, uma audiência pública, em parceria com o Fórum Popular de Saúde, para debater a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) no enfrentamento à pandemia e na promoção de saúde e assistência à população.
Para debater o tema, a audiência receberá três convidados:
- Dr. Fabrício Menegon
Epidemiologista, doutor em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP. É professor do Departamento de Saúde Pública e do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UFSC e pesquisador em saúde do trabalhador e Covid-19.
- Dra. Lívia Rodrigues
Médica graduada pela Faculdade de Medicina da Santa Casa e com residência em Medicina de Família e Comunidade pela Universidade de São Paulo (USP), Supervisora do programa Mais Médicos e Professora do departamento de saúde coletiva da PUC Sorocaba.
- Dr. Eduardo Vieira
Eduardo Luís Cruells Vieira, médico ortopedista e presidente do Sindicato dos Médicos de Sorocaba e Cidades da Região (Simesul) e diretor da Sociedade Médica de Sorocaba.
Para a vereadora Fernanda Garcia, esse debate tem duas funções sociais: informar a população sobre a atual situação da pandemia no país e destacar o papel imprescindível do SUS para o Brasil.
“Vamos lembrar que nos últimos anos o Congresso Nacional impôs o congelamento de investimentos na saúde. Mesmo com essa imposição de uma agenda de redução do financiamento, da terceirização e precarização do trabalho na saúde pública, o SUS tem se demonstrado imprescindível durante a maior crise sanitária do último século. Se o SUS não existisse, certamente a dimensão da tragédia da Covid-19 no Brasil seria muito pior”, alerta.
O evento será transmitido através do Youtube e Facebook da Câmara Municipal de Sorocaba, onde os cidadãos poderão participar fazendo comentários. A audiência também será transmitida pela TV Câmara, através do canal 31.3 da TV Aberta, canal 04 da Claro NET e canal 09 Vivo Fibra.
(Assessoria de Imprensa – vereadora Fernanda Garcia/PSOL)