22/04/2021 15h48
Facebook

Programa Câmara Convida teve participação do escritor e youtuber, que falou sobre seu trabalho e sua história

A Câmara Municipal de Sorocaba, por meio da TV Câmara, realizou nesta quinta-feira, 22, uma entrevista com o youtuber autista Marcos Petry no programa “Câmara Convida”. A atração, promovida de maneira remota e ao vivo, integra as atividades da campanha “Abril Azul”, que tem como objetivo pautar a discussão sobre o tema na sociedade, a fim de garantir os direitos das pessoas com transtorno do espectro autista. 

Marcos Petry é graduado Comunicação Institucional, pós-graduado em Design Gráfico e Produção Publicitária, e pós-graduado também Transtorno do Espectro Autista, pelo Child Behavior Institute of Miami. Poliglota, fala quatro idiomas: alemão, inglês, sueco e espanhol, além de atualmente estudar italiano e catalão. 

O entrevistado é dono do canal “Diário de um Autista” no YouTube, com 142 mil inscritos e mais de 6 milhões de visualizações. “Com o canal eu vejo potencial de dizer para pais de autistas que tenham receio de mostrar a característica do filho à sociedade para que não o tenha, porque estou conversando, dando dicas para todo mundo e recebendo também. Com essa troca de experiencia acredito que tenha cumprido o objetivo de dialogar sobre o autismo e a partir disso dar respostas à diversidade humana”, explicou Petry.

No canal, o youtuber fornece informações para as pessoas lidarem melhor com as diferenças, dicas do que não se deve fazer a um autista, como entender e conviver com suas particularidades. “Tem vídeos sobre alimentação, vestuário, sobre a adolescência do autista. São tópicos sensíveis à sociedade tratados de maneira ponderada. Trazendo temas mais atuais que as pessoas procuram sobre o autismo”.

Marco Petry é também escritor, com três obras publicadas: “Contos de Meninos e Meninas, Contos de Homens e Mulheres”, “Memórias de um Autista por Ele Mesmo” e “Memórias de um Autista por Ele Mesmo II”, onde conta sobre o processo de descoberta do autismo, a aceitação e a superação dos limites. Na entrevista, Petry contou como foi o seu diagnóstico de autismo, ocorrido quando tinha entre 7 e 8 anos, mas que foi laudado apenas aos 25 anos. Ele explicou a importância da atuação nas escolas de uma equipe pedagógica para observar como as crianças agem em cada situação. “Não para dar diagnóstico, mas levar informações a um médico que faça o diagnóstico”, concluiu.

Por fim, Petry contou que em Santa Catarina recentemente estão sendo emitidas carteirinhas dos autistas, como forma do estado poder estreitar seu olhar para o autista e sua contribuição para a sociedade.

A entrevista foi transmitida ao vivo pela TV Câmara (canal 31.3 da TV aberta, canal 4 da Claro NET e canal 9 Vivo Fibra) e pelas redes sociais do Legislativo – Facebook e YouTube, onde em breve estará disponível a gravação do programa.