23/04/2021 07h53
Facebook

O vereador salienta que, desde 2019, vem denunciando a situação de abandono em que se encontra o parque e indaga se há um plano para sua gestão

João Donizeti (PSDB)Preocupado com a situação em que se encontra o Parque Natural da Biodiversidade, criado como compensação ambiental pela instalação do pátio industrial da empresa Toyota, o vereador João Donizeti Silvestre (PSDB) apresentou requerimento na Câmara Municipal, em que solicita informações ao Executivo sobre a situação do parque. O parlamentar pediu destaque em seu requerimento na sessão ordinária de quinta-feira, 22, e deve discuti-lo em plenário na próxima sessão.

“Desde 2019, por meio da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, já denunciamos o abandono do Parque Natural da Biodiversidade, mas, apesar disso, a situação desse parque só piorou. Mais uma vez, estamos recebendo denúncias de que ele se encontra praticamente abandonado, precisando de manutenção”, afirma João Donizeti, lembrando que o Legislativo municipal é responsável por diversas legislações que disciplinam a gestão do meio ambiente na cidade e pontuando que é necessário tratar as questões ambientais de maneira estratégica.

Com área de 625 mil metros quadrados, o Parque Natural da Biodiversidade, criado em 2008, é a primeira Unidade de Conservação de Sorocaba e, conforme observa João Donizeti, diferentemente de outros parques da cidade, é regido pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação, definido pela Lei Federal 9.985, de 18 de julho de 2000. “A legislação permite apenas o uso indireto dos seus recursos com o objetivo de conservação dos ecossistemas naturais, pesquisa científica, ecoturismo, lazer e educação ambiental. A Toyota ficou responsável pela manutenção do Parque até 2018; desde então, ele não vem recebendo a merecida atenção do poder público”, afirma o vereador.

Diante desse quadro, João Donizeti, em seu requerimento, quer saber quando foi feita a última manutenção do Parque Natural da Biodiversidade, quando será feita a próxima manutenção e qual o planejamento da Secretaria de Meio Ambiente para realizar atividades no local. Também indaga qual é a previsão orçamentária para a manutenção do parque em 2021.