23/04/2021 15h19
atualizado em: 23/04/2021 16h14
Facebook

Na oportunidade, o servidor Paulo Marquêz apresentou o sistema DataPrev, e sua plataforma Ideia X, como possibilidade criativa ao desafio

O grupo de trabalho formado na Câmara Municipal de Sorocaba, com a responsabilidade de implantar um Laboratório de Inovação no Legislativo, realizou na tarde desta sexta-feira, 23, reunião para debater formatos e plataformas que serão configuradas ao laboratório. 

Na oportunidade, o servidor Paulo Marquêz apresentou o sistema DataPrev, e sua plataforma Ideia X, como possibilidade criativa ao desafio. “Diante de todos os indicadores analisados, bem como com a conclusão do nosso benchmark, vislumbrou-se o conceito de criar um canal para divulgar e compartilhar suas ideias, permitindo que seus pares possam contribuir, discutir e colaborar para o crescimento da Casa”, explicou Paulo.

O Ideia X é uma plataforma aberta de gestão da inovação para estimular a participação das pessoas da organização no processo de criação de novas soluções. De acordo com o secretário de comunicação institucional, Fábio Mascarenhas, “essa ferramenta de gestão de ideias poderá ser o projeto piloto da implantação de uma cultura de inovação na Câmara Municipal de Sorocaba e, posteriormente, a formalização do Laboratório de Inovação”, comentou o secretário. 

A ferramenta pode ser utilizada como um meio de engajamento para inovação no serviço público. Os desafios e ideias cadastradas têm potencial para agregar valor aos seus processos e, consequentemente, aos cidadãos que se beneficiam dos seus resultados. Para o servidor Bruno Valsechi, “essa é uma possibilidade de interação dos servidores. Vejo como ponto positivo, o acesso à ferramenta, assim como suas atualizações, que são disponibilizadas pela Dataprev de forma gratuita, não gerando ônus orçamentário à Câmara Municipal de Sorocaba”, argumentou. 

O servidor do Cerimonial, Marcelo Araújo, finalizou o encontro ponderando que “o Ideia X pode ser customizado de acordo com as necessidades da Câmara Sorocaba, sendo possível definir os prazos para os processos e os compromissos assumidos para cada etapa, facilitando e agilizando os desafios da inovação”, concluiu.