Entre outros assuntos, o vereador tratou de sua proposta de pesquisa de satisfação na saúde municipal e comemorou a colocação de vigias nas escolas
Vitão do Cachorrão (Republicanos)As melhores propostas que um vereador encampa em seu mandato nascem da própria população, sobretudo em áreas vitais como saúde e educação. Essa é a filosofia que fundamenta a atuação parlamentar do vereador Vitão do Cachorrão (Republicanos), segundo explicou em entrevista ao Jornal da Câmara, da Rádio Câmara, na manhã desta terça-feira, 27, antes da sessão ordinária da Casa. Segundo eles, seus projetos de lei nascem diretamente das demandas da população.
Na entrevista comandada por Priscilla Radighieri e Lincoln Salazar, o vereador explicou o Projeto de Lei nº 271/2019, de sua autoria, que institui pesquisa de satisfação dos usuários dos serviços públicos municipais de saúde. De acordo com o projeto, a pesquisa será feita periodicamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Policlínica, Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) e Unidades Pré-Hospitalares (UPH).
Identificando necessidades – “Essa pesquisa de satisfação é muito importante, inclusive para mostrar a abnegação dos nossos servidores da saúde. Através da pesquisa, a própria Secretaria da Saúde vai saber quais são necessidades das unidades de saúde, como falta de equipamentos, de material, de recursos humanos”, afirma Vitão do Cachorrão, observando que o próprio Executivo entendeu a importância de sua proposta como ferramenta para melhorar o serviço de saúde, identificando suas demandas.
O vereador conta que, numa unidade de saúde que visitou, viu uma enfermeira trabalhando com atestado médico (motivado por uma pedra nos rins) para não desfalcar o plantão e sobrecarregar os colegas, deixando a população sem atendimento. “Com a pesquisa, vai ser possível saber quando uma unidade precisa de mais profissionais, por exemplo”, argumenta o parlamentar, explicando que a referida pesquisa será feita através de urna lacrada ou pela Internet e seus resultados deverão ser divulgados semestralmente. Considerado inconstitucional, e por ter recebido emenda, o projeto foi retirado de pauta na sessão anterior.
Vigias nas escolas – Na entrevista, Vitão do Cachorrão também comemorou a iniciativa da Prefeitura, assinada pelo prefeito Rodrigo Manga, de contratar vigias para as escolas municipais, uma vez que, desde seu primeiro mandato, o vereador já empunhava a bandeira de mais segurança nas escolas municipais, defendendo a implantação de caseiros nas unidades escolares. No seu entender, a decisão da Prefeitura de contratar vigias foi a solução imediata encontrada, já que o caseiro demandaria construir as casas nas escolas. Para Vitão do Cachorrão, o vigia nas escolas vai reduzir os roubos e depredação, que, na sua avaliação, costumam ser cometidos por usuários de drogas.
O vereador também abordou temas como a proteção dos animais, defendendo a implantação da castração em massa de animais para beneficiar as famílias carentes dos bairros que criam animais, mas não dispõem de recursos para pagar a castração numa clínica veterinária privada. E lembrou de outras de suas bandeiras: a implantação do serviço “Moto-Samu”, que, no seu entender, facilitaria o salvamento de vidas em situações de congestionamento do trânsito.