03/05/2021 18h10
atualizado em: 03/05/2021 18h30
Facebook

De acordo com o vereador, é preciso dar agilidade e dinâmica à secretaria

O vereador e líder do governo, João Donizeti Silvestre (PSDB), na última sexta-feira, 30, reuniu-se com o Secretário de Educação, Márcio Bortolli Carrara, e técnicos da pasta, para solicitar ações na área da gestão escolar. Na oportunidade, o parlamentar pediu agilidade em temas como: implantação do fundo rotativo; contrato emergencial para manutenção e reforma das escolas; reforma de quatro unidades escolares (Inês Cesarotti, Tereza Gianini, Helio Del Cistia e Madre Tereza de Calcutá) e fornecimento de kit alimentação para 60 mil alunos da rede nos meses de maio e junho.

De acordo com o vereador, é preciso dar agilidade e dinâmica à secretaria. “Por isso agendamos essa reunião. Nela, abordamos assuntos que somos cobrados todos os dias por nossos vereadores e vereadoras. O fundo rotativo, por exemplo, tem o objetivo de promover a ampliação da gestão financeira descentralizada das escolas da rede pública municipal de ensino, prestando assistência financeira, ordinária e planejada, em caráter suplementar, às associações de pais e mestres, para a execução de intervenções prediais nas instituições de ensino a elas vinculadas”.

Já em relação ao contrato emergencial, que deverá viabilizar a manutenção e a reforma de dezenas de escolas municipais, o parlamentar cobrou celeridade no processo de solicitação de compras, de número 233/2021, que se encontra em tramitação no executivo.

De maneira pontual, Donizeti falou sobre o estado de abandono de quatro unidades escolares da cidade e pediu urgência ao fornecimento de kit alimentação para 60 mil alunos da rede nos próximos meses. “São ações que necessitam de uma concentração de esforços neste momento, para o bom andamento das ações da secretaria”, comentou. 

No encontro, o secretário afirmou ao vereador que já formalizou uma equipe para debater e administrar esses assuntos na Secretaria de Educação, e que cobrará agilidade de seu grupo.

Donizeti finalizou que vai acompanhar, cobrar agilidade e fiscalizar as futuras ações, pois trata-se demandas recorrentes do dia a dia da Câmara Sorocaba.