04/05/2021 10h23
atualizado em: 04/05/2021 12h01
Facebook

O vereador também falou de projetos de sua autoria, entre eles, o “Concilia Sorocaba”, encampado pelo Executivo e transformado em lei

Luis Santos e Lincoln Salazar no Jornal da Câmara, da Rádio CâmaraOs trabalhos da Comissão de Justiça (da qual é presidente), o Programa Concilia Sorocaba e a importância do tropeirismo como patrimônio cultural de Sorocaba foram alguns dos temas abordados pelo vereador Luis Santos (Republicanos), 1º vice-presidente da Câmara Municipal de Sorocaba, em entrevista ao Jornal da Câmara, da Rádio Câmara, que foi ao ar antes da sessão ordinária, sob o comando de Priscilla Radighieri e Lincoln Salazar.

“Nas duas últimas semanas, foram analisados cerca de 80 projetos na Comissão de Justiça, o que considero uma produção muito boa”, afirma Luis Santos, que preside a comissão, formada também pelos vereadores João Donizeti Silvestre (PSDB) e Cristiano Passos (Republicanos). “Estabelecemos alguns critérios para facilitar a apreciação de projetos, o que tem facilitado muito os trabalhos. Se o projeto não tem nenhum problema, é encaminhado rapidamente para as demais comissões, o que agiliza sua tramitação”, explica.

Luis Santos discorreu sobre a transformação do Centro Municipal de Prevenção e Conciliação de Conflitos no Programa “Concilia Sorocaba”, que nasceu de um projeto de sua autoria, encampado pelo prefeito Rodrigo Manga (Republicanos). “Muitas pessoas só conseguem vaga em creche ou remédio de alto custo entrando na Justiça. São inúmeros conflitos judiciais que oneram os cofres públicos, a um custo que chega a R$ 1 milhão por ano. O Concilia Sorocaba tem como objetivo evitar essa judicialização e se tivesse sido implantado em 2017, quando apresentei meu projeto, o município teria economizado cerca de R$ 4 milhões”, contabiliza.

Outros projetos – Luis Santos também falou sobre seu projeto de lei que inclui os locais de culto entre as atividades essenciais durante a pandemia, sancionado pelo Executivo, que, segundo ele, teve como objetivo oferecer uma garantia a mais quanto à abertura dos templos, que ficavam à mercê de medidas de abertura e fechamento determinadas pelo governo estadual. O parlamentar enfatizou que as igrejas seguem os protocolados sanitários e dividiram suas reuniões ao longo do dia, para evitar aglomerações.

Empunhando a bandeira do tropeirismo desde seus mandatos anteriores, Luis Santos também discorreu sobre o tema, ressaltando o papel do tropeirismo na história do Brasil e a centralidade de Sorocaba nesse processo econômico, cultural e social que serviu para interligar os diversos pontos do país. Dentro das comemorações do tropeirismo, o vereador irá realizar uma sessão solene no dia 24 de maio, que será realizada de forma mista, com participantes virtuais, em comemoração ao tropeirismo.

Covid-19 – Luis Santos também falou sobre a Covid-19, da qual foi acometido durante a campanha eleitoral de 2020: “Meu quarto mandato é um milagre divino”. O vereador soube que, das 12 pessoas que estavam internados na mesma ala do hospital que ele, só ele se salvou. “Minha mulher chegou a ver uma mãe e uma filha que faleceram com diferença de uma hora”, conta. 

“Ao sair do hospital, já caí dentro da campanha e foi outro milagre, pois minha votação aumentou. Contei com uma equipe muito valiosa, que não mediu esforços. Eu andava na cadeira de rodas, com dificuldade para falar, pois tive um deslocamento de laringe quando arranquei os tubos no hospital e, ao recolocá-los, a laringe foi deslocada e tive que fazer muito exercício”, conta o vereador, cuja entrevista ficará disponível no portal e nas redes sociais da Câmara.