O vereador cobra o cumprimento de leis municipais que incentivam a prática do xadrez, inclusive nas escolas
O vereador Fábio Simoa (Republicanos) visitou o Xadrez Clube na tarde de segunda-feira, 3, para conhecer as instalações do clube e as dificuldades que os enxadristas sorocabanos estão enfrentando durante a pandemia. O Xadrez Clube está funcionando de forma virtual devido à pandemia, mas nem por isso deixou de angariar membros.
“É muito importante ter um esporte como xadrez incluído em nossos espaços e cotidiano público. Existem muitos benefícios pessoais com a prática do xadrez, como por exemplo, desenvolver habilidades de observação, reflexão, análise e síntese”, afirma Simoa.
O vereador ressalta que “existem leis que não estão sendo observadas como deveriam pelo poder público, como a Lei 7.677/06, que introduziu o ensino de xadrez nas escolas municipais, e também o Programa Municipal “Xadrez na Praça”, instituído pela Lei 11.168/15. “Vamos trabalhar para que essas leis sejam executadas como deveriam e também para valorizar o Xadrez Clube de Sorocaba”, afirma o vereador.
“O Xadrez Clube é uma entidade histórica na cidade de Sorocaba, declarada de utilidade pública ainda na década de 60, e citada em nossos anais legislativos desde a década de 40. Essa entidade é uma entidade séria e que merece incentivo para o desenvolvimento do esporte em Sorocaba e região, pois representa Sorocaba e nossa população”, finaliza o vereador Fábio Simoa.
(Assessoria do Vereador Fábio Simoa/Republicanos)