Programa "Câmara Convida" abordou a campanha que visa conscientizar a população sobre educação no trânsito.
Os objetivos e ações da campanha Maio Amarelo, de conscientização sobre o trânsito, foram abordados no programa "Câmara Convida", transmitido ao vivo pela TV Câmara Sorocaba, que na tarde desta sexta-feira teve como entrevistado o agente de trânsito Alex de Gois Santos, do setor de educação da Urbes. Ele falou sobre o trabalho realizado pela autarquia para levar orientações sobre trânsito seguro a pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas.
O agente contou que a campanha Maio Amarelo começou a ser realizada pela Urbes em Sorocaba em 2014, com ações para transmitir informações que conscientizem a população sobre a importância de respeitar as regras de trânsito. Atualmente, por conta da pandemia, as atividades tem sido mais restritas, mas ainda buscando alcançar o máximo de pessoas.
Segundo Gois Santos, desde o início da campanha de educação, a Ubres tem registado, através de um setor específico de coleta de dados, reduções no número de mortes no trânsito. Em 2013, foram 61 vitimas fatais, já em 2014 houve redução para 44, em 2015 e 2016 ficou em 33 e 2017, chegou a 30. Em 2018 houve salto para 55, voltando a cair em 2019 para 35. Já em 2020, por conta da pandemia, que fez reduzir as ações da campanha, novamente um aumento para 50.
Sobre o período de pandemia, o agente da Urbes destacou ainda uma mudança no trânsito da cidade, com aumento expressivo do número de motos para serviço de entregas e redução de automóveis. Gois Santos afirmou que independentemente de qualquer situação, o número ideal de vitimas fatais no trânsito deve ser zero, pois todo acidente pode ser evitado. "É essa nossa meta", disse.
Durante o Maio Amarelo, o agente explicou que serão realizadas ações que incluem painéis feitos por grupo de educadores, com dicas importantes de trânsito, que serão exibidos nas faixas de pedestres aos motoristas, pedestres e motociclistas em momentos de semáforo fechado. "Temos também os mímicos, nas faixas de pedestres, orientando os pedestres, sobre como atravessar as ruas corretamente, e os motoristas, a dar preferencias de passagem", explicou. Neste ano, o foco da campanha é a imprudência. "A gente chama atenção de forma lúdica, de forma leve, para que a pessoa tenha respeito e evite o acidente de transito."
O agente de trânsito também falou sobre as infrações mais comuns em Sorocaba, que são uso do celular durante a condução de veículos, excesso de velocidade, avanço de sinal vermelho e desrespeito ao pedestre (não dar preferencia). Segundo ele, uma das mais graves, porém, ainda é o transporte de crianças fora do equipamento de segurança.
Sobre esse problema, Gois Santos comentou que houve mudanças na legislação, sendo obrigatório uso de bebê conforto para crianças de 0 a 1 ano, de cadeirinha a partir de 1 até 4 anos, e assento elevatório a partir dos 4 até os 10 anos, ou até a criança atingir 1,45m. Outra alteração é no transporte de crianças em motocicleta, que agora é permitido apenas acima dos 10 anos.
Questionado sobre problemas comuns enfrentados na cidade, como ciclovias sendo utilizadas por pedestres e veículos motorizados, o agente destacou que o local é destinado ao uso de bicicletas, com limite de velocidade de até 20 quilômetros por hora. Ele também destacou que as regras de trânsito valem também para as vias internas de condomínios.
Sobre a receptividade da campanha realizada pela Urbes, o agente afirmou que tem sido muito boa. "Tem exceções, às vezes a pessoa esta com pressa, não quer parar para ouvir as orientações, mas 99% aprovam, elogiam, então é muito gratificante de se fazer", disse. Gois Santos também destacou a importância do público infantil na disseminação das orientações, citando como exemplo ter registrado uma criança guiando a mãe até a faixa de pedestres para atravessar a rua de forma correta.
O agente explicou que, além de pedestres e condutores, as ações são desenvolvidas para todas as idades, e não apenas em maio, mas no ano todo. "Trabalhamos desde o público infantil, com teatros de fantoches, que devido pandemia está pausado, com teatro para crianças maiores, e um projeto para adolescentes, que visitam o Hospital Regional e a PUC (Pontifícia Universidade Católica) para palestras especificas de transito", explicou.
Ao final da entrevista, o agente de trânsito ressaltou que a principal meta da campanha Maio Amarelo é conscientizar a população sobre a importância do respeito às leis de transito para preservar a vida. " Às vezes um segundo avançando o sinal vermelho pode custa meses numa cama de hospital ou até a morte".
Para quem quiser conferi algumas das ações da campanha Maio Amarelo da Urbes, segue agenda abaixo:
10/05 - Faixa Viva (Mímicos)
das 9h às 11h, na avenida Antônio Carlos Cômitre (próximo a padaria)
das 13 às 15h, na faixa elevada próxima a rodoviária
13/05 - Mímicos
das 9h às 11h, na avenida Antônio Carlos Cômitre (próximo a padaria)
das 13 às 15h, na faixa elevada próxima a rodoviária
14/05 - Painel Motociclista Seguro
das 9h às 11h, na avenida Ipanema com a rua Maciel Baião
das 13h ás 15h, na avenida Ipanema com a rua Votuporanga
17/05 - Faixa Viva (Mímicos)
Avenida Moreira César com Av. Barão de Tatuí
Praça Dom Tadeu Strunk
20/05 - Faixa Viva (Mímicos)
das 9h às 11h, na rua Padre Luiz (Mercado Municipal)
das 13 às 15h, na rua Padre Luiz (fundo da catedral)