07/05/2021 14h11
Facebook

Houve um caso novo em relação ao último boletim; já a produção legislativa soma 2.990 proposituras no ano

A Câmara Municipal de Sorocaba registrou um caso novo de Covid-19 desde o último boletim com dados sobre a doença na Casa, divulgado no dia 30 de abril. Também há um funcionário afastado com suspeita da doença. Esses dados são do novo boletim da Covid-19, divulgado pelo secretário geral Jonata Elias Mena nesta sexta-feira, 7, através da TV e da Rádio Câmara.

Em 2021, foram registrados 19 casos confirmados da doença, sendo um vereador (Cristiano Passos/Republicanos), nove assessores de vereadores e nove servidores da Casa. Desde março de 2020, quando a pandemia de coronavírus teve início, a Câmara de Sorocaba registrou 51 casos confirmados de Covid-19, dos quais 10 são vereadores.

O secretário esclareceu que, em virtude da fase de transição do Plano São Paulo de Combate à Covid-19, a Câmara segue mantendo regras rígidas de precaução para garantir a segurança sanitária e evitar a interrupção dos serviços legislativos, que continuam sendo realizados de maneira mista (com parte dos vereadores no plenário e parte virtualmente) sem a presença de público externo.

Nas fases vermelha e de transição do Plano São Paulo, o acesso de público externo é vetado no prédio do Legislativo. Com eventual avanço para a fase laranja, o acesso será permitido no limite de 20 pessoas simultaneamente, ainda sem a presença de público na galeria da Casa de Leis, de acordo com o Ato da Mesa Diretora n° 09/2021.

Produção legislativa – O secretário geral da Casa também fez um balanço da produção dos vereadores, que já apresentaram 2.990 proposituras até a quinta-feira, 7 de maio, um recorde histórico. Foram apresentados 163 projetos de lei; nove projetos de emenda à Lei Orgânica; 15 projetos de resolução; dez decretos legislativos; 28 moções; 1.187 requerimentos e 1.578 indicações, além de dezenas de ofícios que os vereadores encaminham diretamente a órgãos do Executivo, solicitando melhorias na cidade.

“Mesmo com toda a dificuldade do isolamento social, a Câmara mostra que está preparada tecnicamente e os vereadores estão empenhados para esse tratamento à distância, mas demonstrando serviço”, enfatizou Jonata Mena.