10/05/2021 12h44
Facebook

O vereador reivindicou melhorias no atendimento à saúde, elencou suas principais ações e defendeu o esporte como meio de formação e inclusão

A defesa do atendimento de saúde, especialmente para a população que depende do SUS, e a luta por melhorias nos bairros mais carentes, além da aposta no esporte como ferramenta de inclusão social, foram alguns dos temas abordados pelo vereador Silvano Jr. (Republicanos) no programa Bate-Papo com os Vereadores, da TV Câmara, na manhã desta segunda-feira, 10. Na entrevista concedida apresentador Carlos Garbo, o parlamentar também falou de sua trajetória política e do legado que recebeu de seu pai, Antônio Carlos Silvano, que foi vereador por vários mandatos.

“Faço atendimento em casa, não me vejo como vereador sem atender o povo”, afirmou Silvano Jr., observando que essa característica foi um aprendizado com seu próprio pai, Silvano Jr. O vereador conta que, no final da adolescência, ao sair da escola, o Liceu onde estudava, ia para a Câmara acompanhar o trabalho de seu pai. “Mas eu não me interessava muito por política. Com o tempo, esse gosto surgiu”, conta. Isso levou seu pai, Antônio Carlos Silvano, mais conhecido como Tonão Silvano, a prepará-lo para ser candidato a vereador.

Luta pela saúde – Com 430 requerimentos apresentados e mais de 800 ofícios, além de projetos de lei e outras ações legislativas, Silvano Jr. está em seu segundo mandato como vereador, e fez da saúde uma de suas principais bandeiras na Câmara. O vereador é autor de projeto de lei que prevê exames de visão e audição nas escolas que, segundo ele, deverá ser implementado pelo atual prefeito Rodrigo Manga (Republicanos), tão logo a epidemia seja superada. O vereador também falou sobre sua reivindicação de equipamentos de segurança para os trabalhadores do Saae, tanto individuais quanto nas obras, como macaco hidráulico, para evitar acidentes, e defende também a inclusão desses trabalhadores entre os grupos prioritários para vacinação contra a Covid-19.

A reforma e revitalização da Policlínica foi outro tema abordado pelo vereador. “Do jeito que está aquele prédio, não tem mais jeito. Tem muito vazamento. Há inclusive uma sugestão, de outro vereador, no sentido de se implantar a Policlínica no prédio onde funcionava o shopping na Praça Pio XII”, observa. Silvano Jr. também irá apresentar projeto para informatização das consultas na rede municipal de saúde, que, segundo ele, tem como objetivo evitar filas nas Unidades Básicas de Saúde e na Policlínica. O parlamentar conta que a proposta se inspira em Maringá, que já conta com um sistema informatizado na saúde. “Essa medida vai reduzir as filas de espera por atendimento”, salienta.

Mais escolas – Na área de educação, Silvano Jr. reivindica a construção de um Centro de Educação Infantil no Jardim Maria do Carmo, numa área existente na Avenida Arthur Bernardes. “O Jardim Maria do Carmo e a Vila Gabriel, toda essa região, cresceram muito, com muitos prédios de apartamentos. Então, uma nova escola na região iria atender essa demanda”, afirma o vereador, que também ressaltou a importância de se colocar vigias nas escolas para evitar furtos e depredações.

Na área do meio ambiente e urbanismo, o vereador defendeu a obrigatoriedade da fiação subterrânea, que já foi objetivo de uma proposta que apresentou com a vereadora Iara Bernardi (PT) e defendeu medidas mitigatórias em relação a grandes empreendimentos imobiliários – outro de seus projetos. Também elogiou a decisão do prefeito Rodrigo Manga de reativar os ecopontos na cidade, contou que, a seu pedido, a Prefeitura já fez a limpeza do piscinão do Abaetê e enfatizou os pedidos de redutor de velocidade em ruas da cidade, com o objetivo prevenir atropelamento de pedestres. “Esses pedidos partem dos próprios moradores e são implantados mediante estudos técnicos da Urbes”, explica.

Silvano Jr. elencou outros pedidos de melhoria nos bairros e, por fim, discorreu sobre o esporte, que considera uma ferramenta de inclusão social por contribuir para a formação das crianças e jovens. O vereador lembrou que seu pai, Tonão Silvano, sempre cobrou dos jogadores e demais atletas com quem trabalha, boas notas nas escolas. “Mesmo que o jovem não se torne um craque, essa formação que ele adquire no esporte, como a disciplina, o empenho, será muito importante para a vida”, enfatiza.

Transmitida pela TV Câmara (Canal 31.3; Canal 4 da NET; Canal 9 da Vivo), a entrevista de Silvano Jr. ficará disponível no portal da Câmara Municipal, através do canal no YouTube e demais redes sociais.