O presidente da Câmara Municipal ressalta a importância crucial dos profissionais de enfermagem para a saúde e seu papel heroico na pandemia
Cláudio Sorocaba, presidente da CâmaraCom o objetivo de reconhecer e valorizar o trabalho dos profissionais de enfermagem, que somam quase 2,5 milhões de enfermeiros, técnicos, auxiliares e obstetrizes no país, dos quais mais de 630 mil atuam no Estado de São Paulo, segundo dados do Conselho Federal de Enfermagem, o vereador Cláudio Sorocaba (PL), presidente da Câmara Municipal, apresentou a Moção nº 31/2021, que manifesta aplauso às enfermeiras e enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem pelo “Dia Internacional da Enfermagem”, celebrado anualmente no dia 12 de maio. A moção será votada, em discussão única, na sessão ordinária desta quinta-feira, 13.
“Os profissionais de enfermagem, enfermeiros, técnicos e auxiliares, são essenciais para a saúde da população, tanto recuperando vidas nos hospitais quanto cuidando da saúde em outras instituições, além de desenvolver diversas ações de saúde pública, como campanhas de prevenção de doenças e a vacinação da população”, afirma Cláudio Sorocaba. “Nessa pandemia, esses profissionais têm sido verdadeiros heróis, atuando na linha de frente do combate à Covid, com grandes riscos pessoais, o que justifica plenamente esse voto de aplauso que estamos propondo”, enfatiza o vereador.
Na moção de aplauso, Cláudio Sorocaba salienta que essa data é comemorada mundialmente desde 1965, tendo sido oficializada pelo Conselho Internacional de Enfermeiros em 1974. Esse dia foi escolhido por ser a data de nascimento de Florence Nightingale (1820-1910), considerada a “mãe” da enfermagem moderna. No Brasil, a data também lembra a baiana Ana Néri (1814-1880), considerada a primeira enfermeira do Brasil por ter atuado na Guerra do Paraguai, quando foi chamada de “Mãe dos Brasileiros”. No Brasil, a data foi instituída pelo presidente Getúlio Vargas através do Decreto nº 2.956, de 10 de agosto de 1938.