O vereador foi o autor do Título de Cidadão Sorocabano para o presidente, enquanto Vinícius Aith homenageou Eduardo Bolsonaro
Luis Santos (Republicanos)Autor do projeto de decreto legislativo que concede Título de Cidadão Sorocabano para o presidente Jair Bolsonaro, aprovado na sessão ordinária de terça-feira, 11, o vereador Luis Santos (Republicanos) enfatiza que a homenagem se alicerça “na defesa da família, da soberania nacional, do direito à propriedade e dos valores sociais do trabalho e da livre iniciativa”. E observa que o título foi proposto quando Bolsonaro ainda não era presidente da República.
“Quando propus essa homenagem a Jair Bolsonaro, ele era deputado federal pelo Rio de Janeiro. Eu sequer o conheço pessoalmente, portanto não há nenhum interesse particular na concessão desse título. O que é há é uma confluência de visão de mundo em alguns pontos essenciais, como a defesa dos valores judaico-cristãos que alicerçam a civilização e precisam ser preservados, caso contrário a própria sociedade se torna inviável”, enfatiza Luis Santos.
Valorização da família – O vereador Luis Santos ressalva que não concorda com todas as posições públicas de Bolsonaro, a quem já chegou a criticar por “fazer arminha” numa Marcha para Jesus, mas sustenta que o presidente tem mantido seu compromisso de lutar pelos valores que são caros à sociedade. “O Brasil vinha caminhando numa direção muito perigosa, com os valores cristãos sendo sistematicamente destruídos nas escolas, na mídia, nas demais instituições. A eleição de Bolsonaro pôs um freio nesse processo e temos visto suas ações no sentido de valorizar uma educação cívica, por exemplo, que valorize a família, a disciplina, a autoridade”, afirma.
Como exemplo do que diz, Luis Santos cita a própria tramitação de seu projeto na Câmara: “Quando apresentei a proposta de Título de Cidadão Sorocabano para Bolsonaro, houve uma pressão terrível, que assustou os vereadores, e o projeto foi retirado. Agora, o perfil da Câmara mudou, graças, inclusive à eleição de Bolsonaro, e temos um legislativo mais à direita, mais centrado, sem extremismos, e foi possível aprovar o projeto, com 13 votos”, afirma.
Filho do presidente – Por iniciativa do vereador Vinícius Aith, o deputado federal Eduardo Bolsonaro, do PSL de São Paulo, também será agraciado com o Título de Cidadão Sorocabano. O projeto de decreto legislativo que concede a honraria ao deputado também foi aprovado na sessão ordinária de terça-feira, 11.
Na justificativa da homenagem, Vinícius Aith afirma que Eduardo Bolsonaro, como deputado federal, é responsável por “substanciais contribuições para Sorocaba”, inclusive por meio de emendas parlamentares para áreas como saúde, segurança e educação, além de articular o investimento de R$ 80 milhões para construção da nova Estação de Tratamento de Água do Saae.