12/05/2021 14h06
atualizado em: 12/05/2021 15h19
Facebook

Cláudio Sorocaba prestigiou o evento com João Donizeti, Vitão do Cachorrão, Fábio Simoa, Cristiano Passos, Rodrigo do Treviso

O Dia Internacional de Enfermagem, celebrado anualmente no dia 12 de maio, foi comemorado em solenidade no Paço Municipal, na manhã desta quarta-feira, 12, com a participação de profissionais de enfermagem representando as quatro regiões da cidade. Promovido pela Prefeitura Municipal, o evento foi prestigiado pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Cláudio Sorocaba (PL), juntamente com os vereadores João Donizeti Silvestre (PSDB), Vitão do Cachorrão (Republicanos), Fábio Simoa (Republicanos), Cristiano Passos (Republicanos) e Rodrigo do Treviso (PSL). 

O prefeito Rodrigo Manga e o secretário de Saúde, Vinícius Rodrigues, foram os anfitriões do evento, que contou ainda com a presença do padre Flávio Jorge Miguel Júnior e dos pastores Eduardo Bortolozzi e Miguel Cortijo. O prefeito de Alambari, João Paulo Carioca, também esteve no evento, que contou com a cantora Suellen Cristina, da UBS Laranjeiras.

Após a entrada de profissionais de enfermagem representando a Vigilância Sanitária, Unidades Básicas de Saúde, Unidades de Pronto-Atendimento, Acamados, Policlínica, entre outras, foi exibido um cartaz com uma frase-síntese sobre a enfermagem, da autoria do técnico de enfermagem Jonata Canelós, escolhida entre outras. “Enfermagem: unindo a ciência e a arte do cuidar na assistência, gestão, ensino e pesquisa” – sintetizou a frase, que, segundo Canelós, busca representar a enfermagem como de fato ela é, “alicerçada na ciência e na assistência”. 

“Trabalho essencial” – O presidente da Câmara, Cláudio Sorocaba, fez uso da palavra, enaltecendo o trabalho dos profissionais de enfermagem. “Sem vocês não é nem possível imaginar como estaria o nosso mundo e o nosso país”, afirmou o presidente do Legislativo, lembrando que fez questão de propor uma moção de aplauso aos profissionais de enfermagem pela data, que será votada na sessão da Câmara nesta quinta-feira, 13.

“Nesse momento de pandemia, muitos podem tentar se resguardar, mas vocês estão na linha de frente do combate à Covid-19, arriscando a própria vida e merecem todo o nosso reconhecimento”, afirmou. Cláudio Sorocaba falou ainda de sua experiência pessoal com os profissionais de enfermagem: “Tive a felicidade de viver com a minha mãezinha, e ela viveu até os 97 anos, e quando adoeceu, pude testemunhar o carinho com que ela foi tratada pelos profissionais de enfermagem”, contou.

Reconhecimento – O vereador João Donizeti Silvestre (PSDB), líder do governo na Câmara, lembrou que muitos profissionais de enfermagem, durante a pandemia, tiveram a própria vida ceifada lutando pela vida de seus pacientes. Vitão do Cachorrão (Republicanos), presidente da Comissão de Saúde, destacou que os profissionais de enfermagem estão ajudando a salvar vidas, dia e noite, nos hospitais e fez menção especial aos profissionais do Samu, que “salvam vidas nas ruas”.

Fábio Simoa (Republicanos), integrante da Comissão de Saúde, também destacou o trabalho dos profissionais de enfermagem durante a pandemia, assim como Cristiano Passos (Republicanos), que classificou esses profissionais como “anjos de Deus na terra” pelo fato de serem capazes de sobrepujar seus problemas pessoais para levarem conforto aos pacientes. Já Rodrigo do Treviso (PSL) enfatizou que “não é só o remédio que salva, o atendimento do profissional de enfermagem também é essencial”.

Encerrando o evento, o prefeito Rodrigo Manga fez questão de enaltecer a harmonia entre os poderes, disse que os profissionais de enfermagem “são verdadeiros super-heróis, que colocam em risco a própria vida para cuidar da população” e, como prefeito da cidade, agradeceu os profissionais pela dedicação. Já o secretário de Saúde, Vinícius Rodrigues, que falou na abertura do evento, enfatizou que “não existe saúde sem enfermagem” e observou que, na pandemia, quem fica ao lado e reconforta o paciente com Covid-19, em seus momentos mais difíceis, é o profissional de saúde.