13/05/2021 10h01
Facebook

O vereador também abordou outros temas, como depredação das escolas, descarte do lixo e proteção e defesa dos animais

Cristiano Passos em entrevista ao Jornal da Câmara da Rádio CâmaraO combate à fome durante a pandemia, os furtos e depredações que têm ocorrido nas escolas e a defesa dos animais, por meio da filmagem do atendimento em lojas e clínicas veterinárias, foram alguns dos temas abordados pelo vereador Cristiano Passos (Republicanos) em entrevista ao Jornal da Câmara da Rádio Câmara, na manhã desta quinta-feira, 13, conduzida por Priscilla Radighieri e Amanda Mendes.

Presidente da Comissão de Cidadania, Cristiano Passos convidou a população a acompanhar e participar da audiência pública que será realizada no próximo dia 19 de maio (quarta-feira da próxima semana) para mostrar as ações sociais que vêm sendo desenvolvidas pela Secretaria da Cidadania e pelo Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura de Sorocaba com o objetivo de combater a fome durante a pandemia. 

“O desemprego cresceu com a pandemia e o auxílio emergencial não é suficiente, por isso, as ações de combate à fome são fundamentais”, enfatizou o vereador, lembrando que a audiência pública será realizada de forma mista (presencial e remota), com a participação aberta ao público por meio dos canais da Casa. Além de Cristiano Passos, que a preside, a Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Defesa do Consumidor é formada por Fernanda Garcia (PSOL) e Dylan Dantas (PSC).

Visitas a escolas – O vereador falou da visita que fez ao Centro de Educação Infantil (CEI 88), no Jardim Rosane, que teve a sua estrutura depredada por conta de vandalismo. “Temos visitado as escolas e muitas estão em situação preocupante; está um desastre a situação das escolas, devido aos furtos e depredações”, afirmou Cristiano Passos, que encaminhou essas demandas para a Secretaria da Educação, uma vez que as aulas presenciais retornam no final do mês.

Adepto da causa animal, Cristiano Passos discorreu sobre o projeto de lei de sua autoria, já aprovado na Câmara Municipal, que obriga as lojas e clínicas veterinárias a filmarem todo o atendimento dos animais de estimação, como cães e gatos, e fornecerem as imagens aos clientes, caso as requisitem. Para o vereador, como os animais não sabem falar, a filmagem do atendimento nesses locais é fundamental para averiguar casos de possíveis maus-tratos durante o atendimento.

Por fim, o vereador também falou sobre a questão do lixo e contou que tem conversado com a Prefeitura sobre possíveis alternativas para a questão do descarte de lixo. Cristiano Passos observou que existem empresas que instalam usinas de processamento de lixo sem custo para os municípios, por meio de parceria público-privada, com o município cedendo espaço para sua instalação e firmando um contrato de exploração do serviço por um determinado período.