No programa Bate-Papo com Vereadores, o parlamentar também discorreu sobre sua trajetória de vida e ações legislativas
Cícero João com Carlos Garbo na TV CâmaraA defesa da saúde como prioridade de seu mandato, o contato direto com a população em busca de melhorias para a cidade e os projetos e requerimentos que já apresentou e pretende apresentar no Legislativo foram algumas das questões destacadas pelo vereador Cícero João (PTB) em entrevista ao programa Bate-Papo com os Vereadores, da TV Câmara, na manhã desta segunda-feira, 17. No programa comandado pelo radialista e apresentador Carlos Garbo, o parlamentar também falou sobre sua trajetória de vida.
Pernambucano de São José do Belmonte, onde nasceu em 6 de agosto de 1971, Cícero João da Silva foi eleito vereador com 2.475 votos; integra a mesa diretora da Câmara Municipal como 3º vice-presidente e é presidente da Comissão de Acessibilidade e Mobilidade. Oriundo de uma família com onze irmãos, dois quais dois morreram em acidentes de trânsito, veio para São Paulo com seus irmãos, aos 12 anos, trabalhando desde a adolescência no escritório de contabilidade e advocacia de seu irmão mais velho. “De 1987 a 1993, atuei no ramo imobiliário. Com a morte de meu irmão, deixei esse ramo”, conta. Também foi dono de lanchonete, supermercado e padaria e tem uma construtora e uma empresa de eventos.
“A gente só é aquilo que quer ser na vida. É uma questão de determinação”, afirma Cícero João. Sua relação com Sorocaba remonta a 1996, quando comprou seu primeiro imóvel na cidade. Em 2009, decidiu radicar-se definitivamente em Sorocaba e seguir carreira política. Em 2012, ficou como suplente de vereador com 2.347 votos, entre os 20 mais votados. “Creio que consegui angariar simpatia e transmitir confiança para ter uma votação tão expressiva com menos de três anos na cidade”, afirma, creditando essa performance eleitoral à experiência de lidar com o público que o trabalho de empresário lhe confere, além de sua experiência política em São Paulo. “A experiência empresarial é muito importante para a gestão pública, sobretudo, no Executivo”, afirma.
Cícero João na TV CâmaraSaúde e educação – Cícero João explicou que sua posição como parlamentar é a de sempre se pautar pelo que é melhor para a cidade, priorizando duas áreas que considera fundamentais – saúde e educação. O vereador, inclusive, doa todo o seu salário como parlamentar para instituições de saúde, como a Santa Casa de Misericórdia, o Gpaci (Grupo de Pesquisa e Assistência do Câncer Infantil) e o BOS (Banco de Olhos de Sorocaba). “Foi um compromisso de campanha, que estou cumprindo, como reconheceu o próprio Ministério Público, ao ser provocado”, afirma.
O vereador também falou sobre a harmonia que deve imperar entre os poderes constituídos, mas enfatizou que, acima de tudo, estão os interesses da população e, quando um projeto não é bom para a sociedade, vota contra. Entre os projetos do Executivo contra os quais votou cita como exemplo a proposta que propunha mudanças no ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis), que, no seu entender, não iria beneficiar os mais pobres, mas as construtoras. Também antecipou que é contra a proposta de retomar a realização de rodeios em Sorocaba, que, no seu entender, é uma prática superada.
Cícero João também tem procurado buscar emendas parlamentares estaduais e federais para obras em Sorocaba e diz já ter conseguido emendas a serem destinadas à construção de três creches, além da pavimentação de ruas e recursos para a saúde. Entre os parlamentares com os quais busca recursos estão Cezinha de Madureira (PSD), David Soares (DEM) e Milton Vieira (Republicanos), deputados federais por São Paulo. “Tenho porta aberta com todos. E estou sempre buscando o melhor para Sorocaba. Pretendo ir a Brasília novamente, na próxima semana, custeando viagem e estadia do meu próprio bolso, para tentar conseguir recursos para pavimentação asfáltica e saneamento básico”, conta.
Aumento de ambulâncias – O vereador também defende o aumento do número de ambulâncias em Sorocaba e critica o contrato feito na gestão passada para locação desses veículos, que, no seu entender, daria para comprar mais ambulâncias para a cidade. “Sorocaba precisaria, pelo menos, de 20 ou 25 ambulâncias para atender sua população”, afirma. Também sugeriu a contratação de transporte individual por aplicativos para levar idosos e pessoas com deficiência para irem consultas nos hospitais.
O vereador falou sobre a questão da segurança nas escolas e defendeu que, melhor do que contratar vigias, “que irão correr risco de vida”, seria colocar guardas civis municipais nas escolas. Cícero João também pretende discutir o papel da Guarda Civil Municipal, que, no seu entender, deve ser mais preventivo, cuidando da segurança das escolas e outros próprios públicos, deixando o trabalho de persecução de criminosos para a Polícia Militar.
Por fim, o vereador falou do projeto de lei que apresentou na Câmara propondo a inclusão dos profissionais de comunicação entre os grupos prioritários para vacinação contra a Covid-19, por considerar que estão muito expostos, assim como motoristas, e discorreu sobre o projeto de sua autoria que busca fomentar o empreendedorismo entre as mulheres. Atendendo a um pedido da vereadora Iara Bernardi (PT), o vereador resolveu retirar o projeto de pauta por algumas sessões para aperfeiçoá-lo. O vereador também externou sua preocupação com a vacinação contra a Covid-19, que considera lenta no Estado, e defendeu a ampliação dos pontos de vacinação para evitar aglomerações na hora de vacinar.
A entrevista do vereador Cícero João ao programa Bate-Papo com os Vereadores ficará disponível no portal da Câmara Municipal e em suas redes sociais.