O vereador recebeu em seu gabinete a primeira-dama de Pilar do Sul, Tânia Carvalho, juntamente com uma equipe da cidade
Luis Santos, com a comitiva de Pilar do SulNa manhã desta segunda-feira (17), o vereador e pastor Luis Santos (Republicanos) recebeu em seu gabinete uma comitiva da cidade vizinha de Pilar do Sul composta pela primeira-dama Tânia Carvalho; pela secretária de Desenvolvimento e Integração Social, Luci de Goes; pela coordenadora do Creas, Erica Ruzzene e pela gestora municipal Elen Cristine da Silva para troca de experiências sobre o trabalho com pessoas em situação de rua, principalmente durante essa pandemia.
Baseada na experiencia de Luis Santos, a reunião buscou elencar medidas de acolhimento para essas pessoas a fim de oferecer subsídios para que Pilar do Sul monte sua própria estratégia com experiências e infraestruturas diversas.
Segundo o último estudo publicado pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), em março de 2020, o número de pessoas nessa situação havia chegado a 222 mil, e que tendia a aumentar com a crise econômica acentuada pela pandemia. A fórmula do estudo levou em conta dados do Cadastro Único, do Censo Suas (Sistema Único de Assistência Social) e informações como tamanho da população, índice de vulnerabilidade social e o número de unidades públicas, atendimentos e vagas para acolhimento.
Para Luis Santos, as representantes voltaram a Pilar do Sul com esse desafio: buscar alternativas de estruturar sua rede de assistência e proteção social confrontando os obstáculos postos pela pandemia. O vereador foi procurado devido à sua atuação em assistência social. Antes mesmo de sua atuação como vereador, de 1993 a 2008, Luis Santos atuou fortemente em ações sociais em Sorocaba e no Estado.
Por mais de 10 anos, Luis Santos foi membro do Conselho de Saúde; foi presidente do Conselho de Pastores por três mandatos e foi presidente da Federação das Entidades Sociais de Sorocaba (Feaso) e, também, do Conselho Municipal de Assistência Social de Sorocaba. Por sete anos, foi membro eleito do Conselho Estadual de Assistência Social do Estado de São Paulo, onde recebeu Certificado de Mérito, pela qualidade de seu trabalho naquele órgão.