Para o vereador, o projeto de lei aprovado “é mais um passo a favor da vida, da moralidade e da legalidade”
Hélio Brasileiro vistoriando viaduto da Avenida J. J. LacerdaFoi aprovado em segunda discussão, na sessão desta terça-feira (18), o Projeto de Lei nº 56/2021, de autoria do vereador Dr. Hélio Brasileiro (PSDB), que oferece maior transparência dos relatórios de visitas técnicas realizadas em Sorocaba. A nova ordem é válida para viadutos, pontes, passarelas e demais obras cujas vistorias sejam de competência do município.
Conforme consta na propositura, as vistorias deverão ser publicadas no site oficial da Prefeitura na Internet e conter dados como o local em que a fiscalização foi realizada, a data, o nome do responsável técnico pelo ato e o órgão público a que está ligado, além de informações sobre o estado de conservação dos bens públicos e das obras analisadas.
Segundo o vereador Dr. Hélio, a ideia do projeto surgiu após a fiscalização realizada nas obras do viaduto da Avenida José Joaquim Lacerda, no início de 2021, após a denúncia recebida de um munícipe. “Na época fomos até o local, acompanhados de profissionais técnicos da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba, e nos chamaram a atenção alguns pontos da obra. Preocupava-me em não haver informação exposta previamente para responsabilizar e investigar quem fosse de direito em caso de problema ou até algo mais grave, como um acidente, por exemplo”, explica.
Para o parlamentar, a aprovação do projeto é uma vitória na garantia de defesa da população. “Com essa lei tornamos obrigatória a publicidade transparente de toda fiscalização feita nessas obras, caso tenha sido executada, inclusive com responsável técnico, ficando estas informações disponíveis no site oficial da Prefeitura de forma permanente. É mais um passo a favor da vida, da moralidade e da legalidade”, conclui Dr. Hélio.
(Assessoria de Imprensa - Vereador Dr. Hélio Brasileiro/PSDB)