20/05/2021 14h26
Facebook

De autoria do vereador Vinícius Aith (PRTB), moção homenageia engajamento da FUA na campanha “Vacina Sorocaba”.

As duas moções da pauta foram debatidas pelos vereadores durante a 26ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, realizada nesta quinta-feira, 20, sob o comando do presidente da Casa, vereador Cláudio Sorocaba (PL). A primeira delas, de aplauso à Fundação Ubaldino do Amaral, foi aprovada e a segunda continua em discussão.

Antes, a convite do líder do Governo, vereador João Donizeti Silvestre (PSDB), o secretário de Segurança Urbana, coronel Vitor Gusmão, participou da sessão, quando respondeu a uma série de questionamentos dos parlamentares sobre segurança nas escolas e atuação da Guarda Civil Municipal, entre outros temas. A sabatina se estendeu e, devido ao fim do tempo regimental, as demais matérias da pauta não chegaram a ser discutidas ou votadas e voltarão na próxima sessão como remanescentes.

Logo na abertura da ordem do dia, foi aprovada, em discussão única, a Moção nº 24/2021, de autoria do vereador Vinícius Aith (PRTB), que manifesta aplauso à Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), que, por meio do jornal Cruzeiro do Sul e da Rádio Cruzeiro FM, com a participação da Loja Maçônica Perseverança III e de entidades colegiadas, engajou-se na campanha “Vacina Sorocaba”, lançada pela Prefeitura Municipal, com o objetivo de arrecadar doações da iniciativa privada para a compra de vacinas, entre outros recursos destinados ao enfrentamento ao Covid-19.

“Uma fundação muito respeitada em nossa cidade, que tem feito um trabalho brilhante e tem dado essa força à campanha. Que sirva de exemplo a todos”, afirmou Aith. Na moção, o autor ressalta que a pandemia já ceifou muitas vidas na cidade e afeta a economia, com estabelecimentos fechados e pessoas impedidas de trabalhar, além da demanda por insumos e leitos nos hospitais, o que levou a Prefeitura de Sorocaba a lançar a campanha, prontamente apoiada pela Fundação Ubaldino do Amaral.

Aberta a discussão, a vereadora Iara Bernardi (PT) ressaltou a postura do Jornal Cruzeiro do Sul e da Rádio Cruzeiro em relação à política do Governo Federal na pandemia. “A Fundação Ubaldino do Amaral, de uma forma incoerente, apoia todas as ações do Governo Bolsonaro”, disse. Fernanda Garcia (PSOL), também contrária à moção, defendeu o Plano Nacional de Vacinação e a aquisição de distribuição pública das vacinas contra a Covid-19. As vereadoras votaram contrariamente à moção.

Apesar de favorável à moção, Salatiel Hersegel (PDT) também cobrou imparcialidade da imprensa. Já o vereador Ítalo Moreira (PSC) lembrou a história centenária da FUA e sua importância no Município, assim como o líder do Governo, João Donizeti (PSDB) e Cristiano Passos (Republicanos). Com a aprovação, a moção de aplauso será agora encaminhada à entidade.

Também em pauta discussão única, a Moção nº 25/2021, de autoria da vereadora Fernanda Garcia (PSOL), em apoio ao Projeto de Decreto Legislativo n° 22/2020, de autoria do deputado estadual Carlos Giannazi (PSOL), que susta os efeitos do Decreto Estadual n° 65.021/2020, do governador João Dória, começou a ser discutida, mas devido ao fim do tempo regimental não chegou a ser votada.

No entender da autora da moção, o referido decreto “confisca grande parte da aposentadoria de servidores estaduais como professores e policiais militares”, uma vez que, após sua edição, “cerca de 500 mil servidores aposentados e pensionistas de todas as categorias do funcionalismo público estadual padecem há meses com descontos previdenciários em valores absurdos em seus salários”.

Fernanda Garcia criticou a medida que, segundo a parlamentar, corrompe o poder de compra dos aposentados. “Um desrespeito do governador João Dória que, num momento tão sensível como o da pandemia, vai e retira mais recursos dos aposentados e pensionistas, que já têm um salário reduzido”, disse, defendendo o projeto de Carlos Giannazi que susta os efeitos do decreto. Assim como as demais propostas da pauta, a moção retorna na próxima sessão como matéria remanescente.