Por iniciativa do vereador Cristiano Passos (Republicanos), o evento, sob normas de higiene e distanciamento, mostrou o trabalho social dos jovens
Cristiano Passos com Marcelo Regalado (esquerda) e Altieres Pinto (direita): sessão em homenagem à Força Jovem UniversalO Grupo Força Jovem Universal, da Igreja Universal do Reino de Deus, que desenvolve trabalhos sociais e oferece amparo espiritual para jovens, inclusive para saírem do mundo das drogas, entre outras ações, foi homenageado em sessão solene da Câmara Municipal de Sorocaba, realizada na noite de quinta-feira, 20, por iniciativa do vereador Cristiano Passos (Republicanos). Além do vereador, a mesa dos trabalhos foi composta pelo secretário da Fazenda, Marcelo Regalado, representando o prefeito Rodrigo Manga, e o coordenador da Força Jovem Universal, pastor Altieres Pinto Cláudio.
“A pandemia do coronavírus deixou marcas muito além da doença, que tem levado vidas no Brasil e no mundo inteiro. Para aqueles que não foram infectados ou foram infectados e se curaram, ela deixou uma marca chamada depressão. Muitas pessoas estão com suas vidas devastadas: são empresários que perderam tudo, trabalhadores que perderam seus empregos, filhos que ficaram órfãos. A Força Jovem Universal procura ajudar essas pessoas, inclusive debaixo de viadutos, onde salvas vidam”, afirmou Cristiano Passos ao saudar os presentes e justificar a homenagem.
O secretário da Fazenda, Marcelo Regalado, ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pela Força Jovem Universal durante a pandemia, inclusive na campanha de vacinação, e até na manutenção de uma praça, em parceria com o poder público. “O prefeito Rodrigo Manga acertou ao trazer as igrejas para perto do governo, desenvolvendo trabalho social”, enfatizou o secretário. Por sua vez, o pastor Altieres Pinto afirmou que a Força Jovem Universal conta com mais de 1.500 jovens atuando em Sorocaba e mais de 140 mil atuando em todo o Brasil.
Banda da Força Jovem Universal animou a sessão soleneAções da FJU – O Grupo Força Jovem Universal (comumente abreviado como FJU) é um grupo social pertencente à Igreja Universal do Reino de Deus, fundado por volta do ano de 1977, inicialmente com o nome de Nova Geração. Hoje o programa atende mais de 800 mil jovens em todo o país, através de nove projetos sociais, em áreas distintas, por meio de seus grupos específicos, cada um cuidando de uma área de atuação: “Uniforça”, “Cultura”, “Mídia”, “Esporte”, “Help”, “Universitários”, “Atalaia”, “Arcanjo” e “Secretarias”. A Força Jovem Universal dispõe de grupos de teatro, grupos de dança e bandas de músicas, entre elas, a Banda Seven (composta por Eduarda, Alexandra, Bruno e João), que animou a sessão solene.
Os grupos específicos da Força Jovem Universal também foram apresentados: Anna Adrielly Diniz Nascimento, do Grupo Arcanjos, falou do resgate de jovens que se envolvem com as drogas; Jennifer Diane Maluf da Silva discorreu sobre o Atalaia, grupo oficial de evangelização; Valdete Luciano Santos contou como trabalha o Grupo Cultura, que envolve música, dança e teatro; Alisson Souza da Silva falou sobre o Projeto Esporte, que atua em diversas modalidades; Beatriz Casa explicou as ações do Grupo Help, que ajuda pessoas com depressão; Guilherme Vinicius Sanchez Alves, falou do Projeto Universitários; Luana Alice Rodrigues explicou as ações do Grupo Mídia; e Wellington Soares Siqueira de Melo apresentou o Grupo Uniforça.
No final dos trabalhos, Cristiano Passos (Republicanos) afirmou para os jovens presentes: “Nesse momento, alguém está se inspirando em algum de vocês, está se espelhando na luz que vocês resplandecem” – enfatizou, convidando o pastor Altieres Pinto, coordenador da Força Jovem Universal para orar com os presentes ao final do evento.