A iniciativa é do vereador Luis Santos (Republicanos), autor da lei que institui Sorocaba como “Capital do Tropeirismo”
Para celebrar o Dia do Tropeirismo e a Semana do Tropeirismo, a Câmara Municipal irá realizar uma sessão solene na noite desta segunda-feira, 24, às 19h30. A iniciativa é do vereador Luis Santos (Republicanos), autor de leis que valorizam a memória tropeira em Sorocaba. Com transmissão ao vivo pela TV Câmara e pelas redes sociais da Casa, a sessão solene terá público limitado e medidas de higiene e distanciamento.
“Figuras importantes na história paulista, os tropeiros estão profundamente ligados à identidade do interior. Os tropeiros foram responsáveis por levar mercadorias de uma região a outra usando mulas e cavalos como meio de transporte. Além de vender alimentos e tralhas, os tropeiros também vendiam os animais. Quase todas as cidades da nossa região têm a origem tropeira”, afirma o vereador.
Luis Santos é autor da Lei 11.171, de 16 de setembro de 2015, que instituiu no calendário oficial de Sorocaba o “Dia do Tropeiro”, a ser comemorado, anualmente, na data de 22 de maio, com a realização de palestras, exposições e outras atividades em escolas, bem como em locais de fácil acesso à população, sem cobrança de ingressos. Também é autor da Lei 11.086, de 22 de abril de 2015, que institui Sorocaba como “Capital do Tropeirismo”.