Entrevista, no programa realizado pela Rádio Câmara, foi transmitida ao vivo, nesta segunda-feira (24).
O primeiro secretário da Mesa diretora da Câmara, vereador Fábio Simoa (Republicanos) falou sobre habitação, feiras livres, segurança pública, demandas da região de Brigadeiro Tobias e Semana do Tropeirismo em entrevista ao programa Radar Cidadão da Rádio Câmara, nesta segunda-feira, 24.
Como presidente da Comissão de Habitação e Regularização, Simoa iniciou comentando o lançamento do processo de regularização fundiária, dentro programa Casa Digna Sorocaba, neste domingo, beneficiando mais de 700 famílias de cinco núcleos habitacionais da Zona Oeste.
Para Simoa, a medida trará segurança jurídica aos moradores beneficiados, além da valorização dos imóveis. “A gente vê com bons olhos o que vem acontecendo. Vamos agora apontar outros locais, em áreas de interesse social. Também cobrei do secretário estadual de habitação, Flávio Amary, mais verbas, mas, essa foi a primeira ação de muitas que ainda vão acontecer”, disse.
O parlamentar também comentou a aprovação e promulgação da lei de individualização dos hidrômetros em conjuntos habitacionais. O vereador, que participou da solenidade de sanção da lei no Residencial Parque dos Eucaliptos, no bairro Wanel Ville, na última semana, reforçou que a medida será ampliada para todos os condomínios. “A Câmara entendeu que isso é o justo, você paga pelo seu consumo. Agora com a promulgação da lei, o quanto antes, os condomínios estarão desenvolvendo uma ferramenta junto ao Saae para sua aplicação de forma prática”, ressaltou, destacando que não haverá custos para a população.
Ainda sobre o tema habitação, o parlamentar falou sobre a apresentação de um projeto de lei que prevê a criação do “Banco de Materiais de Construção”, para reutilização de materiais descartados no aterro de inertes em obras públicas, patrolamento de estradas e até mesmo por famílias em vulnerabilidade. O parlamentar lembrou que recentemente, por sua intermediação, foram utilizadas vigas do aterro na reforma de uma ponte na Vila Tupão 2.
Feiras livres – Fábio Simoa, que trabalhou como feirante por três anos, comentou as dificuldades enfrentadas pela categoria, conquistas recentes, como a instalação de banheiro contêiner na feira do Júlio de Mesquita, e as mudanças anunciadas pela nova gestão quanto ao credenciamento dos feirantes. “O prefeito trouxe essa garantia de que os feirantes já atuantes poderão continuar exercendo suas atividades. Com certeza a Câmara tem consciência da importância e votará pela mudança nesse artigo para ajudar essa categoria que tanto sofre “, disse, ressaltando ainda que é preciso manter a tradição das feiras e incentivar à população a frequentar.
Simoa repercutiu ainda a vinda do secretário de Segurança Urbana, Coronel Gusmão, na última sessão, para responder a questionamentos dos parlamentares quanto à segurança nas escolas e contratação de vigias. “Já visitei escolas em estado deplorável, devido ao furto de vândalos”, disse, reforçando a importância de retomar o videomonitoramento nas escolas. “O papel do parlamento é esse. Esgotar todas as dúvidas do povo. E ele veio e ficou quase três horas e meia e respondeu a tudo”, disse. O vereador defendeu ainda a reestruturação da Guarda Civil Municipal, com concurso interno, para evolução funcional, e para contratação de novos guardas.
Brigadeiro Tobias - O vereador também falou sobre seu trabalho em prol da região da Zona Leste e de Brigadeiro Tobias. “São em torno de 16 bairros, com 22 mil pessoas vivendo naquela região, que sofrem com questões como mobilidade urbana, saúde, educação e segurança. São problemas corriqueiros que precisam ser resolvidos de forma rápida, que a gente não pode mais esperar, já que eles esperam lá por mais de trinta, quarenta anos”, frisou.
Encerrando sua participação, o vereador, que é membro da comissão de Cultura da Câmara, falou sobre a Semana do Tropeiro e a importância do Casarão de Brigadeiro Tobias. “O Casarão se tornou o Parque Histórico Brigadeiro Tobias. É uma lei de 2016, com uma área de 125 mil metros quadrados, onde está localizado o casarão de Brigadeiro Tobias, que é o patrono da nossa polícia militar e do bairro”, lembrou Simoa.
O parlamentar destacou ainda que o Casarão é o centro nacional de estudos do tropeirismo e que muitos moradores não têm essa informação. “No momento está fechado, temos que melhorar algumas questões burocráticas para, depois da pandemia, proporcionar a visitação turística do parque, trazendo cultura para a região e para toda Sorocaba”, finalizou. Abrindo a Semana do Tropeiro, a Câmara realiza na noite segunda-feira, sessão solene de iniciativa do vereador Luis Santos, a partir das 19h30, com transmissão ao vivo pela TV Câmara e pelas redes sociais da Casa.