Com experiência em grandes veículos de comunicação e no jornalismo empresarial, Adriane Souza também falou sobre sua trajetória profissional
Jornalista há mais de uma década, pós-graduada em Marketing 4.0 e com passagem por grandes veículos de comunicação, como o G1, portal de notícias da Globo, Adriane Souza foi a entrevistada do programa “Resenha Política”, da Rádio Câmara, na manhã desta quarta-feira, 26, sob o comando do secretário de Comunicação Institucional da Câmara, Fábio Mascarenhas, e de Lincoln Salazar, chefe da Assessoria de Imprensa da Casa.
Com vários cursos livres nas de Marketing Digital e Neuromarketing, Adriane Souza iniciou sua carreira como redatora em revistas do interior de São Paulo, passando por jornais impressos, comunicação interna e marketing em empresas privadas e, por fim, se tornou repórter web do G1, o portal de notícias da Globo, e repórter policial do jornal Bom Dia, da rede Diário de São Paulo. Desde 2014, por meio de sua empresa, a Maktub Comunicação, atua na comunicação empresarial, tendo atendido cerca de 200 empresas, desde microempresas até multinacionais.
Capital humano – “É preciso aliar tecnologia e capital humano. Ao mesmo tempo que é necessário conhecer todos os canais e saber se manter conectado via Internet, é fundamental não esquecer que somos pessoas”, afirma. Adriane Souza conta que sua formação era na área de exatas, atuando inicialmente como técnica química, mas acabou escolhendo comunicação. Durante sua formação, morava em Cerquilho, trabalhava em Salto e estudava em Sorocaba. Seu trabalho de final de curso foi sobre a construção de imagem do Rio de Janeiro. “Mesclei Sorocaba com o Rio para fazer isso”, conta, lembrando que, quando se formou, já tinha experiência de mercado.
Adriane Souza começou a trabalhar em Sorocaba como repórter de polícia, observando que se trata de uma área predominantemente masculina e numa cidade muito maior do que Cerquilho, de onde havia saído. “Hoje, eu me sinto sorocabana”, afirma. Depois de decidir deixar o trabalho de repórter, resolveu tornar-se empreendedora, em que pese, segundo ela, não ter nenhum empreendedor na família. “Foi um desafio descobrir um mundo que eu não conhecia, fora do jornalismo das redações, e me profissionalizar em várias áreas. O grande desafio de empreender no Brasil é confiar em si mesmo. Não somos criados para isso, não temos essa tradição”, observa.
Para Adriane Souza, a experiência de trabalhar em redação, como jornalista, em que se escreve para o outro, para o público, facilita a compreensão de que, também na empresa, o que importa é visão da clientela, o que o mercado precisa. “O comunicador que trabalha com uma empresa não pode se preocupar apenas com conteúdo, precisa conhecer também toda a vida da empresa. Tem de ser uma relação de confiança, como se fosse um padre, para quem a pessoa confessa todos os pecados”, compara. Para Adriane Souza, ter uma comunicação que funcione exige coerência, credibilidade, pois “o que é falso, não se sustenta por muito tempo”, enfatizou, defendendo que comunicação tem que ser feita com propósito.