Próximo ao Dia Mundial do Doador de Sangue, dia 14 de junho, vereador busca a visibilidade da doação de plaquetas sanguíneas
O vereador Fábio Simoa (Republicanos) protocolou projeto de lei na Câmara Municipal de Sorocaba, na quarta-feira, 10, que cria a Semana Municipal de Incentivo à Doação de Sangue e o Dia Municipal do Doador de Plaquetas. As plaquetas, ou trombócitos, são células do sangue produzidas pela medula óssea e que são responsáveis pelo processo de coagulação sanguínea.
Segundo o vereador do Republicanos, muitas pessoas não sabem que, além do sangue, é possível doar outros subprodutos, como o plasma e as plaquetas: “No caso das plaquetas, o procedimento é diferente da doação normal de sangue, chamado aférese. Ele é mais demorado, não machuca e é extremamente seguro. Sou doador de plaquetas há alguns anos e acho que falta visibilidade nesta causa. Em Sorocaba existe um déficit do número doadores, o estoque de plaquetas é muito baixo, porém é muito utilizada nos mais diversos tratamentos” – afirma Fábio Simoa.
O vereador enfatiza que a doação de plaquetas beneficia muitos pacientes, em especial, aqueles em tratamento para leucemias e outros tipos de câncer, os submetidos a transplante de medula óssea, a cirurgias cardíacas, as vítimas de trauma, aqueles com doenças hematológicas, entre outros. “Por isso, este projeto tem grande importância social, buscando sensibilizar e estimular essa modalidade de doação”, finaliza Fábio Simoa.
Em Sorocaba, as doações podem ser feitas no Hemonúcleo de Sorocaba (Colsan), no seguinte endereço: Avenida Comendador Pereira Inácio, 564, Jardim Vergueiro. O telefone é o (15) 3224-2930.
(Assessoria do Vereador Fábio Simoa/Republicanos)