15/06/2021 10h40
atualizado em: 15/06/2021 10h48
Facebook

O presidente da Câmara está de volta aos trabalhos legislativos, depois de um afastamento motivado pela Covid-19

As mudanças na UPH da Zona Oeste, as melhorias na região do Conjunto Habitacional Julio de Mesquita Filho e a importância da vacinação e do uso de máscaras no combate à pandemia de Covid-19 foram temas da entrevista que o presidente da Câmara Municipal, vereador Cláudio Sorocaba (PL), concedeu ao Jornal da Câmara, da Rádio Câmara, que foi ao ar na manhã desta terça-feira, 15, antes da sessão ordinária da Casa. O presidente do Legislativo foi acometido de Covid-19 e esteve afastado dos trabalhos presenciais da Casa.

“Só quem passou pelo que passamos sabe o quanto é difícil essa doença”, afirma Cláudio Sorocaba (PL), observando que, em sua família, quatro pessoas contraíram a doença: sua esposa, sua filha e seu enteado. O vereador conta que essa situação o deixou muito apreensivo, devido à possível gravidade da doença, que pode levar muitas pessoas à morte. “Mas, graças a Deus, com a oração de todos, fomos privilegiados e nós quatro já estamos recuperados e estou pronto para fazer o que mais gosto, que é atender às pessoas que mais precisam”, afirma.

UPH da Zona Oeste – Durante o período em que esteve afastado, Cláudio Sorocaba conta que procurou acompanhar as principais demandas da cidade, como a troca da entidade gestora da UPH da Zona Oeste. “Eu conversava praticamente todos os dias com o prefeito Manga que, diante dos problemas dessa UPH, se comprometeu a resolver a situação, como acabou ocorrendo”, conta o vereador, ressaltando a importância dessa unidade de saúde para toda a região do Cerrado. “Se uma empresa que administra uma unidade de saúde não está comprando os insumos, não está pagando salários, quem vai sofrer é a pessoa que precisa do atendimento. Eu comparava o meu caso com o dessas pessoas, que estavam numa situação ainda pior, devido à gravidade da doença e a falta de atendimento”, confessa.

Cláudio Sorocaba também discorreu sobre várias conquistas de seu mandato parlamentar, especialmente para a região do Conjunto Habitacional Júlio de Mesquita, como a transformação da UBS do bairro, que se transformou em Unidade de Pronto-Atendimento, com atendimento odontológico e de pediatria. Também adiantou possíveis melhorias na área de segurança pública: “Estamos em contato com o prefeito, para implantar uma base da Guarda Civil Municipal naquela região, e o prefeito está mantendo conversas com o Estado para tentar instalar também uma base da PM na região”, antecipa o vereador, observando que quando havia uma companhia da Polícia Militar na Bairro Júlio de Mesquita Filho, a segurança na região era maior.

Harmonia institucional – O presidente do Legislativo enfatizou a importância da harmonia entre os poderes constituídos, lamentando que, devido à essa falta de convivência harmônica entre os poderes, na administração passada, “a cidade parou nos últimos quatro anos”. Para o vereador, o Legislativo tem que fazer o seu papel institucional, de fiscalização do Executivo, mas também precisa trabalhar em conjunto com os poderes constituídos e demais instituições para buscar melhorias para a cidade. Também comemorou o anúncio de que a Estrada do Ipatinga será asfaltada. “Essa é uma luta antiga, desde o meu primeiro mandato. O asfaltamento dessa estrada é imprescindível”, enfatizou.

Por fim, Claudio Sorocaba agradeceu a solidariedade de todos os vereadores e servidores da Casa durante o período em que esteve afastado devido à Covid-19 e parabenizou o vereador Luis Santos (Republicanos) pela condução dos trabalhos das sessões durante seu afastamento. O vereador conclamou todas as pessoas a tomarem os devidos cuidados na pandemia, seguindo as orientações das autoridades sanitárias: “É fundamental tomar vacina, as duas doses, usar máscara e manter as normas de higiene. Só assim, vamos vencer essa doença” – enfatizou, fazendo um apelo aos netos que levem seus avós para tomarem a segunda dose, caso não a tenham tomado.