A vereadora afirma que, para evitar descarte de vacinas, é preciso um plano de uso das sobras com base nas áreas próximas às unidades de saúde
Iara Bernardi (PT)A vereadora Iara Bernardi (PT), por meio de requerimento na Câmara Municipal, cobra do Executivo um plano para utilização das sobras de vacina contra a Covid-19 em Sorocaba. A vereadora – que, na sessão ordinária desta terça-feira pediu destaque do seu requerimento para a próxima sessão – observa que, após aberto, um frasco com mais vacinas deve ser utilizado em até 6 horas (no caso da vacina de Oxford/AstraZeneca) ou 8 horas (no caso da vacina do Instituto Butantan).
“Para evitar o descarte de doses, é necessário um plano de utilização dessas sobras de vacinas, considerando as áreas próximas de atendimento das Unidades Básicas de Saúde, a exemplo do que vem sendo feito na cidade de São Paulo”, afirma a vereadora.
Em razão disso, Iara Bernardi, em seu requerimento, quer saber do Executivo se existe um plano de utilização das doses denominadas “sobras” de vacinas e se está sendo realizado o cadastro de aplicações destas doses. Também quer informações sobre como o munícipe deve fazer para aderir ao plano e como realizar seu cadastro. Por fim, indaga qual o número médio de doses que sobram por dia e semanalmente.