15/06/2021 19h23
Facebook

O presidente da Câmara de Sorocaba, Cláudio Sorocaba (PL), prestigiou nesta terça-feira, 15, o ato cívico em homenagem aos 40 anos do Paço Municipal “Palácio dos Tropeiros Dr. José Theodoro Mendes”. Também participaram da solenidade, em frente à rampa central do Paço Municipal, os vereadores Cristiano Passos (Republicanos), Dylan Dantas (PSC), Fábio Simoa (Republicanos), João Donizeti (PSDB) e Vitão do Cachorrão (Republicanos).

O prefeito Rodrigo Manga comandou a cerimônia, que teve participação de membros da família de Theodoro Mendes – prefeito idealizador do Paço – e da família Stecca, proprietária da construtora responsável pela obra. O ato cívico teve a presença de diversas outras autoridades e a participação da Banda Regimental de Música do CPI-7 (Comando de Policiamento do Interior).

Em seu discurso, o presidente Cláudio Sorocaba enfatizou a grandiosidade do Palácio dos Tropeiros e a nobreza de seu idealizador. “O prédio se destacada na cidade toda, é um monumento à nossa história. Isso só podia ter partido de um homem como Theodoro Mendes, que era muito inteligente e culto, mas nutria todo respeito com todos os cidadãos”.

O líder do governo na Câmara, João Donizeti, destacou o aspecto visionário da obra. “Theodoro enfrentou muitas pressões para construir o Palácio dos Tropeiros. Hoje a área é um grande parque e o centro administrativo municipal. Foi essa ousadia que fez a cidade de Sorocaba se tornar pujante como é hoje. Passados 40 anos, o Paço continua chamando a atenção de quem visita a cidade por seu estilo arquitetônico”. 

O vereador Fábio Simoa falou sobre o efeito do local no imaginário da população, relembrando seus passeios familiares durante sua infância. Por fim, o vereador Vitão do Cachorrão agradeceu as famílias Stecca e Mendes, destacando tantos benefícios que trouxeram para Sorocaba.

Ao fim da solenidade foi realizado o descerramento de uma placa comemorativa e a inauguração de uma iluminação especial do prédio e das duas fontes do lago, na cor azul, doada pela família Stecca.

Patrimônio histórico – O Palácio dos Tropeiros é tombado como patrimônio histórico de Sorocaba, com preservação da edificação internamente e externamente, devido às suas características arquitetônicas.

Referência até os dias de hoje, por seu formato moderno e construção em concreto armado, seu traçado foi inspirado em uma parábola, imaginada em ritmo crescente do 1º ao 6º andar do prédio, simbolizando o crescimento futuro do município. 

O Palácio dos Tropeiros está hoje no Parque do Paço e tem em seu entorno o Teatro Municipal “Teotônio Vilela”, a Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger” e a Câmara Municipal de Sorocaba.