16/06/2021 13h13
atualizado em: 16/06/2021 13h18
Facebook

Evento com o prefeito Rodrigo Manga foi realizado na tarde desta quarta-feira, no Paço Municipal.

O prefeito Rodrigo Manga anunciou, no início da tarde desta quarta-feira (16), ao lado do secretário municipal de Saúde, Dr. Vinícius Rodrigues, novas ações para a vacinação contra a Covid-19 em Sorocaba, destinada ao público na faixa etária de 50 a 59 anos. O evento, realizado no Paço Municipal, contou com a presença dos vereadores Cristiano Passos (Republicanos) e Vinícius Aith (PRTB), representando a Câmara Municipal.

A principal novidade anunciada é a volta do sistema de vacinação por idades definidas, em seis pontos específicos, sem necessidade de cadastro prévio. Segundo Manga, a iniciativa foi traçada após a orientação do Governo Estadual para que fosse feito o agendamento da vacinação, pela internet, ter resultado em um problema na tarde de ontem (15), por conta da grande procura de pessoas na atual faixa etária de 50 a 59 anos.

"Por ser uma faixa etária de um público grande, quando abriu o sistema de agendamento houve um problema no sistema, o setor de TI (Tecnologia de Informação) foi acionado e rapidamente resolveu, mas logo após se esgotou o numero de doses disponíveis para vacinação hoje", explicou o prefeito, a respeito das reclamações de munícipes que não conseguiram efetuar o agendamento.

Manga disse que a situação gerou expectativa e frustração nas pessoas, inclusive por alguns munícipes não possuírem acesso a meios digitais para realizar o agendamento. Segundo o prefeito, após uma reunião com a Secretaria da Saúde ficou definida que a vacinação prosseguirá, a partir de sexta-feira (18), por idade definida, independente de cadastro.

A ação de imunização ocorrerá em seis pontos da cidade, sendo eles: Instituto Humberto de Campos, Igreja Universal (ao lado do Terminal Santo Antônio), Clube União Recreativo Campestre, Shopping Cidade, Faculdade Anhanguera e Uniso (Universidade de Sorocaba). Na sexta-feira, serão vacinadas pessoa de 59 anos no período da manhã, e de 58 anos no período da tarde. No sábado, será a vez de pessoas com 57 (manhã) e 56 (tarde), porém sem a opção de vacinação na Igreja Universal.

Manga explicou que as doses disponíveis de vacina para Sorocaba chegam de acordo com o número do Censo populacional realizado no Estado e que, após o início da vacinação, será feita uma contagem das doses envidas e aplicadas, podendo ainda no domingo ser aberta a vacinação para o público de 55 e 54 anos. "A ideia é terminar toda faixa etária de 50 a 59 anos até no máximo terça-feira", afirmou o prefeito, lembrando que a vacinação depende do envio das doses pelo governo estadual.

"Nosso principal foco é imunizar o povo sorocabano, o mais rápido possível, para vencer esse grande desafio", finalizou Rodrigo Manga, agradecendo aos servidores da área da Saúde pelo empenho e destacando que a cidade é uma da únicas a ter todas as vacinas disponibilizadas pelo Ministério da Saúde.