17/06/2021 12h00
atualizado em: 17/06/2021 12h30
Facebook

Os servidores passarão por um processo de acolhimento, desenvolvido pela Secretaria de Comunicação em parceria com o setor de Recursos Humanos

A Secretaria de Comunicação Institucional, em parceria com o setor de Recursos Humanos da Câmara Municipal de Sorocaba, atendendo solicitação do presidente Cláudio Sorocaba (PL) e ao Ato da Mesa nº 25/2021, realiza nesta sexta-feira, 18, o acolhimento dos servidores que estavam afastados devido a comorbidades ou por idade e foram vacinados com a segunda dose contra a Covid-19. A coordenação da iniciativa está a cargo da servidora Fernanda Brugnerotto.

“Essa é iniciativa da Secretaria de Comunicação Institucional, conjuntamente com o setor de Recursos Humanos, deverá acolher, por meio de uma ação de integração, os servidores que estavam afastados. Essa iniciativa, além de atender a perspectiva de humanização da Casa que buscamos implementar em nossa gestão, também demonstra a esperança que a vacina trouxe para todos nós”, explica Cláudio Sorocaba.

Pesquisa virtual – Durante os dias 14, 15 e 16 últimos, a Secom realizou uma pesquisa em plataforma gratuita virtual, através de mecanismo do Google, para identificar o atual cenário de servidores diretos e indiretos vacinados. De um total de 200 servidores, 193 responderam à pesquisa, revelando que 64,8% dos entrevistados ainda não receberam a primeira dose da vacina e que 35,2% receberam pelo menos a primeira dose de um dos imunizantes disponíveis contra a Covid-19.

A pesquisa formulada com cinco questões, mostrou ainda que, no mês de agosto, serão 38 servidores da Câmara totalmente imunizados, ou seja 19,7% dos participantes da análise. Nesta sexta-feira, três servidores devem retornar ao trabalho presencial, sendo um do almoxarifado, um da portaria e outro do expediente.

Projeto “Acolhimento” – Para o Secretário de Comunicação, Fábio Mascarenhas, é fundamental que a Câmara possa acolher, amparar e acomodar os servidores que retornam ao trabalho presencial. “Além de imunizados há mais de 15 dias com a segunda dose da vacina, os servidores foram liberados pelo departamento médico do Legislativo e, agora, participam do nosso projeto acolhimento”, argumenta.

O Projeto Acolhimento foi formulado a partir da necessidade aferida, em amparar e dar suporte a todos que retomam o trabalho presencial no parlamento sorocabano, após o longo período afastado por comorbidade e/ou idade. O objetivo e ressocializar e reinserir o servidor ao ambiente presencial, bem como explicar o atual funcionamento da Câmara Sorocaba.

Rodízio e teletrabalho – Atualmente, as atividades do Legislativo sorocabano estão sendo desenvolvidas em sistema de rodízio e teletrabalho de seus servidores e as sessões ordinárias acontecem de maneira virtual, todas as terças e quintas, até o dia 30 deste mês. Já as sessões solenes e audiências públicas podem ocorrer de forma on-line e a Casa de Leis segue com restrições no atendimento ao público externo. 

A primeira edição do Projeto Acolhimento, que acontece nesta sexta-feira, 18, contará com a presença do profissional Practitioner em PNL, Marcos Fernando Silveira Orlando que, gratuitamente, fará um diálogo com os servidores que regressam ao trabalho. Ele é palestrante e instrutor de treinamentos nas áreas de Recursos Humanos, Liderança, Oratória, Vendas e Mapeamento de personalidades (Eneagrama).