Durante o evento, com a participação do Ministro da Cidadania, João Roma, foi assinado o termo de cooperação técnica entre o Município e o ministério para o desenvolvimento de ações de combate às drogas.
Vereadores da Câmara Municipal de Sorocaba participaram da abertura do Fórum Permanente de Mobilização contra as Drogas, realizado nesta segunda-feira, 21, no Parque Tecnológico de Sorocaba. O evento reuniu autoridades federais, estaduais e municipais, incluindo o Ministro da Cidadania, João Roma, e o prefeito Rodrigo Manga, além de representantes de toda a Região Metropolitana de Sorocaba. Participaram do fórum os vereadores João Donizeti Silvestre (PSDB), líder do Governo na Câmara; Cristiano Passos (Republicanos); Luis Santos (Republicanos) e a vereadora Iara Bernardi (PT).
Os deputados federais Vitor Lippi, Jeferson Campos, Guilherme Derrite e Marcos Pereira, também participaram da solenidade, assim como os deputados estaduais Danilo Balas, Altair Moraes e Rodrigo Moraes e ainda o secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas, Quirino Cordeiro Júnior, o vice-prefeito de Sorocaba, Fernando Martins da Costa Neto, e o Secretário Municipal de Cidadania, Clayton Lustosa, além de autoridades policiais e representantes de entidades sociais.
Na abertura do evento, o prefeito Rodrigo Manga (DEM) ressaltou a importância, para toda a região, da realização do fórum nacional em Sorocaba. “Pela primeira vez Sorocaba tem sido destaque na política estadual e federal, recuperando seu protagonismo”, disse. Manga lembrou que quando assumiu o Executivo, encontrou 52 pontos de mini-cracolândias onde presenciou “cenas terríveis”, destacando o empenho da atual gestão no combate e prevenção às drogas. “Que esse pontapé que estamos dando na cidade seja ampliado para a nossa região e sejamos exemplo de combate à dependência contra álcool e drogas em todo o país”, ressaltou.
Após os discursos iniciais foi assinado o termo de cooperação técnica para o desenvolvimento e implementação de redução da demanda de drogas, prevenção e promoção da saúde, cuidado, tratamento e acolhimento, apoio, mútua ajuda e reinserção social, em consonância com a nova política nacional sobre drogas. Em seguida, houve um ato simbólico de doação de luvas, para a proteção de profissionais da Secretaria de Cidadania e entidades sociais conveniadas, para a distribuição de alimentos à população em situação de rua. Também foi formalizada a adesão de Sorocaba à Política de Aquisição de Alimentos (PAA), de incentivo a pequenos produtores e promoção da segurança alimentar de famílias em vulnerabilidade social.
O ministro da Cidadania falou sobre a nova política nacional antidrogas, promulgada em abril de 2019, e sobre o termo de cooperação assinado com Sorocaba, assim como a importância das comunidades terapêuticas, para a recuperação de dependentes químicos, e do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas), desenvolvido pela Polícia Militar nas escolas. “Buscamos pavimentar o caminho para uma vida verdadeiramente sem drogas e o fórum permanente de mobilização contra as drogas é um componente fundamental na formulação e execução de diretrizes da política nacional. O termo de cooperação técnica entre o Ministério da Cidadania e a Prefeitura de Sorocaba, que assinamos hoje, faz parte dos esforços integrados, com parcerias em todas as esferas do poder público”, ressaltou o ministro Roma.
Após a abertura, foram ministradas palestras do Secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas, Quirino Cordeiro Júnior, com o tema “Os dois anos da Política Nacional sobre Drogas”; e do Secretário Municipal da Cidadania, Clayton Lustosa, sobre “Dados da Política sobre Drogas em Sorocaba”, além do depoimento de Rafael Ilha.