Segundo o vereador, o pedido busca diminuir casos de subnotificação de ocorrências policiais e facilitar o acesso digital aos munícipes
O vereador Fábio Simoa (Republicanos), por meio de requerimento protocolado na Câmara Municipal de Sorocaba, reivindica ao Executivo a instalação de totens nas Casas do Cidadão para registro online de ocorrências policiais.
Segundo o vereador do Republicanos, o pedido busca diminuir casos de subnotificação de ocorrências e facilitar o acesso digital àqueles que têm dificuldades nos serviços online.
“Todos os dias, não só na região onde moro, vejo situações envolvendo crimes sendo postadas nas redes sociais, mas quando a vítima é questionada se efetuou o registro da ocorrência, é possível constatar que existe um abismo bem grande entre a realidade e o número de ocorrências registradas”, afirma Fábio Simoa.
“No caso de Brigadeiro Tobias, onde resido, muitos são os casos que ocorrem, mas a estatística não condiz com a realidade; pude verificar isso em uma resposta da Prefeitura a uma solicitação que fiz há alguns meses”, acrescenta o vereador.
Fábio Simoa conversou com algumas vítimas e constatou “algumas constantes para o fato de não terem registrado ocorrência sobre o crime ocorrido”, que vão desde delegacias com funcionamento reduzido ou sem atendimento presencial nas proximidades, passando por dificuldade em entender e manejar o sistema online de registro, dificuldades no acesso à Internet ou com o próprio smartphone ou computador e até mesmo casos em que o munícipe não possui esse aparelho.
“Eu já estava pensando em uma forma de incluir esse auxílio ao atendimento nas Casas do Cidadão, quando me deparei com a notícia de que o atendimento digital da CPFL estava ocorrendo nas Casas do Cidadão em forma de totens digitais. Então acredito que não teríamos empecilhos em utilizar a mesma solução para esse e outros problemas que ainda temos com a transição para os serviços digitais”, defende o vereador.
Para Fábio Simoa, esse tipo de solução, que poderia ser estendido a outros serviços, irá contribuir com a segurança de toda a população: “Com isso conseguiríamos reduzir os casos de subnotificação, facilitar o acesso da população e contribuir para um planejamento de Segurança Pública que refletisse uma imagem mais próxima da realidade”, finaliza o vereador.
(Assessoria do Vereador Fábio Simoa/Republicanos)