23/06/2021 15h53
atualizado em: 23/06/2021 16h07
Facebook

Com a participação de especialistas sobre o tema, programa estreou na TV Câmara Sorocaba nesta quarta-feira.

O Programa Diálogos estreou na grade de programação da TV Câmara Sorocaba na manhã desta quarta-feira (23) com a participação de especialistas e convidados para tratar da vida e obra do geógrafo brasileiro, e um dos mais importantes do mundo, Milton Santos. O objetivo da nova produção, desenvolvida pelo lab.leg (Laboratório de Inovação) em parceria com a Escola do Legislativo, é compartilhar com o público o resultado de pesquisas científicas e debater temas relacionados ao desenvolvimento econômico, social, político e cultural do país, em especial de Sorocaba e região.

Na abertura, o presidente do Legislativo, vereador Claudio Sorocaba (PL), destacou a importância da iniciativa, que vai  "romper fronteiras para levar ao público, que pode estar no outro lado do mundo, as mais recentes pesquisas e trabalhos acadêmicos", afirmou. O secretário de Comunicação da Casa de Leis, Fábio Mascarenhas, lembrou que o Diálogos é a primeira experiência do lab.leg, que já tem novos trabalhos formatados para serem colocados em prática. A doutora Mara Rovida, vice-líder do MidCid (Grupo Internacional de Pesquisa Mídia, Cidade e Práticas Socioculturais da Universidade de Sorocaba), parceira do Diálogos, afirmou que o programa começa "muito bem com a homenagem ao geógrafo Milton Santos".

Milton Santos - Na sequência do programa, que teve a mediação do mestre de cerimônia da Câmara Municipal, Paulo Marquêz, o doutor Carles Carreras i Verdaguer, professor na Universidade de Barcelona e amigo do geógrafo, que recebeu o título de doutor honoris-causas na Espanha, debateu sobre a vida e obra do pesquisador brasileiro, falecido há 20 anos, com o Doutor Paulo Celso da Silva, professor na Universidade de Sorocaba e autor do livro “E assim se passaram 20 anos: Milton Santos, 24 de junho 2001-2021”.

O professor espanhol lembrou que um dos legados de Milton Santos foi mostrar que "para fazer teoria e demonstrar o mundo não importa o lugar onde se está, e sim o trabalho que é feito", disse, destacando a orientação do geógrafo brasileiro pela necessidade de estudo constante. Carles Verdaguer destacou que Milton Santos foi reconhecido por especialistas do mundo todo e que sempre lutou para mostrar a possibilidade de construção de um sistema mais igualitário, menos injusto e equilibrado com a natureza.

Sobre a produção de Milton Santos, o espanhol recorda que o brasileiro sempre teve interesse em uma abordagem local, nacional e global e que o conjunto da obra é tão importante que não pode ser comparada com quase nenhum outro pesquisador no mundo.

O professor Paulo Celso apresentou o resultado da pesquisa de pós-doutorado, que resultou no livro sobre Milton Santos. Segundo ele, a motivação para o estudo foi buscar entender como o trabalho do geógrafo brasileiro pode auxiliar no pensamento da cidade tendo como foco a comunicação.

"A comunicação exige razão e emoção, que é um titulo de um dos livros do Milton Santos", disse Paulo Celso, destacando o fenômeno das fake news durante o período de pandemia. "É um crime contra a cidadania, mas ao mesmo tempo as pessoas tentam se comunicar achando que está ajudando o outro, esse movimento é o que Milton Santos pensava na comunicação, não apenas de mercadoria e transporte, mas o movimento dos fluxos, de mensagem pelos meios de comunicação, pelos aparatos tecnológicos, e que a pandemia mostrou que temos pouco controle", explicou.

O programa Diálogos pode ser conferido na íntegra durante a programação da TV Câmara Sorocaba (nos canais 4 da Net, 9 Vivo e 31.3 em sinal digital aberto) e também nas redes sociais do Legislativo.