Produção dos parlamentares, que também foi atualizada, bate novo recorde e ultrapassa quatro mil proposituras no ano.
A Câmara Municipal de Sorocaba possui doze funcionários afastados devido à Covid-19, sendo sete caso confirmados e cinco em investigação. Esses dados são do novo boletim divulgado pelo secretário geral Jonata Elias Mena, nesta sexta-feira, 25, através da TV Câmara.
Em nome da Casa, o secretário iniciou o boletim transmitindo o pesar de todos pelo falecimento do jornalista André Canevalle, assessor de imprensa da vereadora Iara Bernardi, ocorrido em 19 de junho. O jornalista de 35 anos foi a primeira vítima fatal de complicações da Covid-19 entre os funcionários do Legislativo. “Pessoa muito amiga de todos, de caráter ímpar, que a Covid-19 nos levou no último final de semana”, iniciou. “Prestamos essa singela homenagem aos familiares e amigos. Ele nos deixou uma lição de luta, de que temos que sempre lutar pela vida”, ressaltou.
O secretário também pediu orações para mais um servidor que está internado. Em 2021, foram registrados 85 casos confirmados da doença na Câmara, incluindo os vereadores Cristiano Passos (Republicanos), o presidente Claudio Sorocaba (PL) e Ítalo Moreira (PSC). Em 2020, o Legislativo registrou 32 casos, dos quais nove foram de vereadores.
O secretário geral esclareceu ainda que, em virtude da manutenção da fase de transição do Plano São Paulo de Combate à pandemia e às recomendações da Vigilância Sanitária, a Câmara segue mantendo os trabalhos de maneira virtual e a restrição de público externo no prédio. “Infelizmente, pela situação que encontramos, continuamos com as regras mais rígidas na Casa, até que haja uma mudança no Plano São Paulo”, disse.
Produção Legislativa – O secretário Jonata Mena destacou que durante a última semana foram realizadas duas sessões ordinárias e outras três sessões extraordinárias, que aconteceram nesta quinta-feira, 24. “Foram aprovados projetos importantes como o que garante transparência em contratações da Covid-19, auxílio para condutores do transporte escolar e punição para bancos que mantiverem filas longas”, reforçou.
Também apresentou um balanço da produção dos vereadores na atual legislatura, que, em novo recorde histórico, chegou a 4.061 proposituras nesta quinta-feira. Deste total, foram apresentados 224 projetos de lei; 12 projetos de emenda à Lei Orgânica; 19 projetos de resolução; 25 decretos legislativos; 39 moções; 1.577 requerimentos e 2165 indicações.
“Uma marca considerável, ainda mais pelos tempos difíceis que estamos vivendo. Inclusive a Câmara foi muito bem avaliada em uma pesquisa com a população, o que mostra que a Casa está equipada para essa situação e os vereadores muito atuantes”, afirmou.
Ao fim do boletim, o secretário geral reforçou o pedido para que a população continue seguindo as recomendações de distanciamento social, uso de máscara e higiene das mãos.