02/07/2021 12h45
atualizado em: 02/07/2021 13h22
Facebook

Parlamentar comentou propostas como das hortas comunitárias e do modelo avançado de Casas do Cidadão no programa Bate-Papo com Vereadores

O vereador Rodrigo do Treviso (PSL) apresentou, na manhã desta sexta-feira, 2, um balanço dos seis meses de seu primeiro mandato em entrevista ao programa Bate-Papo com os Vereadores, da TV Câmara, comandado pelo radialista e apresentador Carlos Garbo.

Rodrigo Piveta Berno nasceu em um sítio em Saltinho, interior de São Paulo. Começou a trabalhar aos onze anos, na fábrica de baterias aberta pelo pai, que em seguida abriu uma padaria, onde o vereador trabalhou como padeiro. “Montamos um minimercado em uma kombi e a gente vendia pães na área rural”, lembrou. 

Depois da padaria, a família inaugurou o primeiro mercado na cidade de Boituva, onde iniciou sua carreira como comerciante. “Em 2004 surgiu a oportunidade de vir para a Vila Helena”, afirmou, citando o Supermercado Treviso, nome dado em homenagem a cidade italiana de origem da família Piveta.

No bairro da Zona Norte, também entrou para a diretoria da Associação Atlética Vila Helena, onde chegou a ser presidente do time de futebol, além do envolvimento com a comunidade católica. “Eu prefiro ajudar do que ser ajudado. Eu comecei esse trabalho desde Boituva”, ressaltou lembrando o trabalho social que o levou a concorrer ao cargo de vereador, em 2016, pelo Partido Verde, quando conquistou 3165 votos e ficou como suplente. Em 2020, já no PSL, foi eleito para seu primeiro mandato com 3478 votos.

Seis meses de mandato – Rodrigo do Treviso ressaltou que procura estar em contato direto com a população e transformar as demandas recebidas em proposituras. “Se eu seguir apenas uma bandeira, fecho os olhos para as outras. Penso como empreendedor, vejo no modo geral, meus projetos e ideias não seguem apenas uma linha de raciocínio. Você acaba conhecendo as dificuldades das pessoas e apresentando os projetos”, ressaltou. “Eu acho que a aprovação na nossa região é muito importante. Em seis meses de mandato, eu saio na rua na Vila Helena e só recebo elogios. É para isso que estamos aqui”.

Rodrigo do Treviso comentou algumas das suas propostas em tramitação no Legislativo, incluindo o primeiro projeto apresentado em seu mandato - de hortas comunitárias em áreas públicas da Prefeitura. “Nesse terreno que hoje está criando mato, bichos peçonhentos, acumulando lixo, a ideia é implantar as hortas comunitárias para que as pessoas com disponibilidade possam trabalhar e inclusive tirar seu sustento”, afirmou. 

Ainda na área ambiental, falou sobre o a implantação do ecoponto na Vila Helena, que era foco de projeto de sua autoria que foi encampado pelo Executivo. “Falamos com o prefeito nos primeiros dias de mandato e foi implantado lá o primeiro ecoponto da cidade, que já está funcionando”, afirmou, lembrando ainda que o bairro também recebeu a primeira praça com iluminação de Led no município. 

Outro projeto do parlamentar prevê desconto de 5% do IPTU a doadores regulares de sangue. “Nos dias normais já é difícil, imagina agora então, com essa pandemia, caiu muito a doação de sangue e a gente quer dar esse incentivo. Quanto custa um litro de sangue? Não tem preço”, afirmou. Também há um projeto do parlamentar que prevê isenção da taxa de concursos públicos municipais para doadores de medula óssea. 

Outra proposta do vereador quer ampliar os atendimentos das Casas do Cidadão, com serviços diversos, inclusive na área de saúde, em um novo modelo modernizado e com atendimento multifuncional. “Pela estrutura que têm, as Casas do Cidadão prestam poucos serviços. A ideia é trazer o modelo do Poupatempo, ampliado, com mais benfeitorias, inclusive com uma área para vacinação periódica”, explicou, reforçando ainda que a intenção é levar uma nova unidade para o Mercado Distrital. 

A entrevista completa do vereador Rodrigo do Treviso (PSL) ao programa Bate-Papo com os Vereadores ficará disponível no portal da Câmara Municipal e em suas redes sociais.