02/07/2021 13h16
atualizado em: 02/07/2021 13h16
Facebook

Os vereadores Fausto Peres e Vitão do Cachorrão participaram da solenidade de entrega das permissões com o prefeito Rodrigo Manga e secretários

Fausto Peres discursa na solenidade: presidente da comissão especialA Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, realizou a entrega dos termos de permissão para vendedores ambulantes de Sorocaba. Os vereadores Fausto Peres (Podemos) e Vitão do Cachorrão (Republicanos), prestigiaram o evento, comandado pelo prefeito Rodrigo Manga, juntamente com o secretário de Desenvolvimento, Robson Coivo, entre outras secretários. Também estiveram presentes Daniel Bezerra, da Associação dos Ambulantes, e o ambulante Paulino Narciso Leite, que há 52 anos trabalha como ambulante e simbolizou os demais.

O vereador Fausto Peres (Podemos), como presidente da Comissão Especial dos Vendedores Ambulantes e Prestadores de Serviços da Câmara Municipal, classificou como “muito especial” a solenidade de entrega das permissões para os vendedores ambulantes, por possibilitar que a categoria possa trabalhar de forma regular. O vereador lembrou a luta dos ambulantes e ressaltou o trabalho da comissão especial – presidida por ele e composta pelos vereadores Cristiano Passos (Republicanos) e Francisco França (PT) – para que os ambulantes tivessem sua atuação regularizada e garantida.

Vitão do Cachorrão (Republicanos)“Não queremos mais que os ambulantes sejam perseguidos, quando estão apenas levando o pão e o leite para sua família”, afirmou Fausto Peres. “O poder público existe para orientar e amparar a população que mais necessita. E é isso que será feito pela Prefeitura. O Executivo irá enviar um projeto de lei para a Câmara Municipal para que os trabalhadores sejam realmente valorizados, inclusive com cursos profissionalizantes. E nós, na Câmara, iremos apoiar essa regulamentação”, enfatizou Fausto Peres.

Valorização dos ambulantes – “Eu pensei que eu era veterano, pois estou há 26 anos vendendo ‘cachorrão’, mas quando vejo o senhor Paulino, que é ambulante há 52 anos, só posso pedir os aplausos para ele”, disse Vitão do Cachorrão (Republicanos), ao saudar os vendedores ambulantes presentes na solenidade. O vereador afirmou que os ambulantes eram perseguidos na gestão passada e elogiou o prefeito Rodrigo Manga pela valorização desses trabalhadores. Também ressaltou a importância dos cursos profissionalizantes da Uniten, incentivando os ambulantes a cursá-los.

Rodrigo Manga destacou o trabalho dos vereadores pelo apoio aos ambulantes e ressaltou a luta da categoria para ganhar seu sustento, lamentando que “não era justo os ambulantes serem perseguidos, como se não estivessem trabalhando, mas praticando crime”. O prefeito reiterou que será encaminhada à Câmara Municipal uma nova regulamentação do comércio ambulante para ampliar a participação de mais pessoas nessa modalidade de comércio. “Esse governo é parceiro do ambulante e do trabalhador. Vamos trabalhar juntos nessa regularização, trazendo a valorização que os ambulantes merecem”, enfatizou.