05/07/2021 11h23
Facebook

Na pauta das discussões, a reestruturação da categoria e um novo local para a sede da associação, que conta com mais de 230 GCMs

O presidente da Câmara Municipal, vereador Cláudio Sorocaba (PL), reuniu-se na manhã desta segunda-feira (5) o presidente da Associação dos Guardas Civis Municipais, Alisson Grillo Amadio. Na pauta das discussões, a reestruturação da categoria e um novo local para a sede da associação, que conta com mais de 230 GCMs.

"A Guarda Civil tem realizado um grande trabalho em Sorocaba, e sabemos da importância da corporação em várias áreas. Além da segurança pública, o suporte em ações de outras áreas, como fiscalização, vigilância sanitária, e o quadro deficitário de guardas civis, em número menor do que o necessário, fazem com que tenhamos que discutir com prioridade a situação dos nossos guardas", disse o presidente.

Sorocaba conta hoje, segundo o presidente da Associação, com 360 guardas, mas cerca de 100 deles não estão atuando no patrulhamento. Umas das reivindicações é que Sorocaba possa abrir novo concurso público, para aumentar o efetivo. "O número que trabalhamos como possível é o de um guarda para cada mil habitantes. Sabemos que poderíamos ter até 2 mil guardas pela Legislação, mas isso seria um número ideal e talvez não realizável na prática orçamentária. O que buscamos é uma estrutura básica para continuar trabalhando", explicou Alisson Amadio. O projeto de reestruturação da GCM está em análise na Prefeitura Municipal.